Translate

30 novembro 2012

IFRS e a Crise nos Bancos Britânicos

A possibilidade de que normas internacionais de contabilidade estivessem associadas a crise financeira já tinha sido considerada anteriormente. Artigo do The Telegraph (At last the Bank is tackling the regulatory fiasco of Britain's accounting system, Louise Armitstead, 29 de nov 2012) é bastante pesado em afirmar que o problema no sistema financeira britânico foi causado por estas normas.

O resultado da adoção das normas internacionais na Grã-Bretanha, a partir de 2005, deixou como resultado empréstimos ruins, lucros superestimados, pagamentos de bônus acima do necessário. Isto foi identificado por Sir Mervyn King, do Bank of England e Chairman do Monetary Policy Committee.

Mas a acusação é antiga. Tim Bush, um veterano da City londrina, alerta sobre os perigos das IFRS há tempos. Para Bush, o princípio da prudência - que deixou de existir na estrutura conceitual do Iasb - não tem sido aplicado. Em meados deste ano, o diretor de estabilidade financeira do Bank of England reconheceu que as normas contábeis eram falhas.

Apesar dos esforços do Iasb e Fasb em consertarem as normas, Sir Mervyn afirma que o progresso é muito lento. Os problemas trazem uma falta de segurança dos investidores no sistema bancário. É o fiasco da contabilidade, como admite Armitstead.

Há dois dias King afirmou aos deputados da Financial Policy Committee que os balanços dos bancos britânicos não expressão a "representação fiel", segundo informou Armitstead (Mervyn King to challenge bank accounting that fails to show true level of risk, The Telegraph, 27 nov 2012)

2 comentários:

  1. Imagino que com o Brexit esse problema possa ser sanado em parte, já que o Reino Unido vai poder definir suas próprias políticas financeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser. Mas o que tenho notado é que não existe uma vontade expressa de sair do Iasb.

      Excluir