Translate

19 novembro 2012

Multinacionais e impostos 2

Na semana passada a notícia que a França estava investigando mais de perto as multinacionais. Agora é o Reino Unido:

O governo do Reino Unido está incomodado com o valor do imposto pago por algumas grandes multinacionais. Nas últimas semanas, companhias como Starbucks, Amazon e Google foram colocadas no centro de um amplo debate público sobre o uso de brechas da legislação tributária.

O alvo inicial foi a maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks. Com quase 20 mil endereços no mundo, a empresa virou sinônimo de café e de internet grátis. Na Grã-Bretanha, o sucesso veio rápido desde o primeiro endereço em 1998 e, atualmente, há mais de 700 lojas no país.

Em 14 anos de Reino Unido, a multinacional vendeu mais de £ 3 bilhões (quase R$ 10 bilhões). Nesse período, no entanto, a Starbucks pagou apenas £ 8,6 milhões em impostos (R$ 28 milhões). Os números foram apresentados na Comissão de Contas Públicas da Câmara dos Comuns do Parlamento britânico - equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil. O número causou indignação, já que é mais ou menos uma alíquota de 0,29% sobre o faturamento.

A situação ficou ainda mais esquisita com a constatação dos membros do Parlamento de que a Starbucks teve receita de £ 1,2 bilhão só nos últimos três anos. Apesar da cifra bilionária, a companhia reportou lucro zero ao Fisco, o que a livrou de pagar impostos sobre a renda ou lucro.

No mesmo período, o McDonald's vendeu £ 3,6 bilhões em hambúrgueres e pagou £ 80 milhões em impostos. Já o KFC faturou £ 1,1 bilhão com pedaços de frango e repassou £ 36 milhões em tributos sobre o lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário