Translate

24 novembro 2012

Fato da Semana

Fato da Semana:

Fato: A baixa contábil da HP, levantando suspeita sobre o processo de aquisição realizada no passado de uma empresa inglesa, incluindo a empresa de auditoria.

Qual a relevância disto? Mais um escândalo contábil? Ou seria um escândalo da administração da HP, que não possuía um critério mais adequado de comprar empresas? Qualquer que seja a situação, ainda será notícia, pelos próximos dias, a baixa contábil da empresa e o efeito sobre o resultado.

Inicialmente a gestão da HP deixou uma dúvida no ar de que a aquisição da Autonomy foi realizada tendo por base os pareceres sem ressalvas da auditoria. O auditor resolveu não se pronuncia, alegando informações confidenciais. Existe a suspeita que a Autonomy tinha problemas de contabilização das receitas de vendas de software. E que as últimas demonstrações estavam infladas, o que entusiasmou a HP na aquisição.

Mas atitude da direção da HP não foi adequada, já que alguns analistas já tinham uma grande desconfiança sobre a qualidade dos números da Autonomy. Além disto, a aquisição foi aprovada num conselho do qual fazia parte a atual presidenta da empresa.

Em linhas gerais, o nome da HP pode estar ao lado de nomes como Enron, WorldCom, Samtyan, entre outros.

Positivo ou negativo? Ainda parece cedo, já que não sabemos qual o papel do auditor na história. Mas parece que novamente a contabilidade é notícia pelo envolvimento em um escândalo. Ou seja, negativo.

Desdobramento – Alguns aspectos ainda não esclarecidos serão divulgados nos próximos dias. Provavelmente existirá uma grande pressão sobre a atual direção da empresa, que não soube conduzir o processo. Mas também deverá existir uma investigação sobre as práticas contábeis da Autonomy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário