Translate

03 novembro 2012

Fato da Semana


Fato: A adoção de normas internacionais para Pequenas e Médias Empresas

Qual a relevância disso? O número de pequenas e médias empresas é muito elevado em qualquer país do mundo. Para o profissional de contabilidade, representa um grande mercado de trabalho, principalmente para os escritórios de contabilidade. Quando da adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil para as grandes empresas imaginou-se ser possível que as empresas menores pudessem adotar uma versão simplificada da norma. Entretanto, o CPC para as pequenas e médias empresas parece não ser suficientemente simples para entusiasmar os empresários a adotarem, de livre e espontânea vontade, tal norma. Ou seja, a relação custo-benefício aparentemente é desfavorável. Textos publicados no blog durante esta semana mostram (aqui, aqui e aqui) que pouco foi feito neste sentido.

Um aspecto adicional é que as empresas não serão punidas, mas os profissionais contábeis sim.

Positivo ou negativo? – É negativo para os órgãos reguladores, para as empresas de consultorias e softwares que imaginavam ganhar dinheiro com a adoção e para os conselhos, que terão que decidir sobre o que fazer com os profissionais.

Desdobramentos – É difícil imaginar os conselhos regionais de contabilidade punindo os profissionais por não seguir a norma do CPC. Afinal, são seus eleitores; mais, os escritórios de contabilidade possuem muita influencia nos conselhos. É mais provável uma prorrogação de prazo para adoção ou a suspensão da norma do que ver milhares de contadores sendo multados pelos conselhos regionais. A forma para que a norma venha ser usada é: receita federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário