Translate

12 abril 2024

Xadrez: Torneio de candidatos

Se há algum esporte que gosto de acompanhar, é o xadrez. É bem verdade que, nos últimos anos, perdi um pouco do interesse, mas o Torneio de Candidatos despertou novamente minha vontade de assistir às partidas.


Neste ano, a Federação de Xadrez (FIDE) decidiu organizar no Canadá os dois torneios de candidatos a desafiante ao título de campeão, nas modalidades open e women. Partidas anteriores em torneios organizados pela federação e os jogadores ranqueados foram os critérios usados para selecionar oito jogadores de cada modalidade, que estão disputando o privilégio de desafiar o campeão mundial.

Neste momento, já foram disputadas metade das partidas, e o critério é de 14 partidas contra todos os jogadores que estão na disputa. Aquele que fizer o maior número de pontos será o desafiante ao título. Em caso de empate, haverá partidas rápidas para decidir o desafiante. Como os jogos estão ocorrendo na mesma sala, é possível acompanhar a transmissão a partir das quatro horas da tarde no site do torneio.

Na modalidade feminina, duas chinesas, duas russas, duas indianas, uma ucraniana e uma búlgara estão jogando partidas de boa qualidade e bem disputadas. A taxa de precisão dos jogos está acima de 90%, o que significa que as jogadoras acertam um percentual bem elevado de jogadas, mesmo diante de um ambiente tenso como o de um torneio desse tipo. Neste momento, a chinesa Tan Zhongyi está liderando, com cinco pontos em sete possíveis, sendo três vitórias e quatro empates. Cada vitória vale 1 ponto e o empate, meio ponto. Em segundo lugar está Aleksandra Goryachkina, a russa que considero a favorita da modalidade, com 4,5 pontos, sendo duas vitórias e cinco empates. A outra chinesa, Lei Tingjie, e a outra russa, Kateryna Lagno, seguem com quatro pontos.

A vencedora irá desafiar a atual campeã, Ju Wenjun, que não é a melhor jogadora da atualidade. Hou Yifan, também chinesa, possui um rating de 2632 (versus 2559 da campeã), mas tem estado um pouco ausente dos tabuleiros. Yifan já chegou a ter um rating de 2687, em 2015.

No lado open, também são oito candidatos: dois americanos, um francês (nascido iraniano), três indianos, um azeri e um russo. O favorito é Fabiano Caruana, um descendente de italianos, que possui o segundo maior rating atual, com 2801. Em 2014, Caruana chegou a marcar a terceira maior pontuação da história, atrás somente de Carlsen, o melhor jogador de todos os tempos, com uma pontuação de 2889, que não está competindo, e de Kasparov, que chegou a ter 2857. Mas não descarto Ian Nepomniachtchi, conhecido como Nepo, que por duas vezes foi desafiante ao título e perdeu. Atualmente temos uma grande geração de jogadores oriundos da Índia, e o jovem de 18 anos, Praggnanandhaa R, além de Vidit Gujrathi, que tem 29, são fantásticos. Mas Gukesh, com apenas 17 anos, talvez seja o grande destaque. A pontuação dos três estaria na casa dos 2752 (Praggnanandhaa), 2748 (Gukesh) e 2729 (Vidit). Passada metade dos jogos, Nepo lidera com 4,5 pontos, seguido de Gukesh, Praggnanandhaa e Caruana, todos com 4 pontos. Ou seja, ainda haverá muita disputa. Somente Nepo e Caruana estão invictos. Quem vencer irá disputar o título contra o chinês Liren Ding, que possui atualmente a sexta pontuação do mundo.

E a contabilidade? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário