Translate

16 abril 2024

Here Comes The Sun

Por anos, o streaming tem sido considerado como o potencial salvador do mundo da música, um prenúncio de mudança que poderia trazer riquezas de volta a uma ampla gama de artistas, gravadoras e editoras que estão lutando para sobreviver. Mas, especialmente após as notícias recentes de que o Spotify pretende aumentar os preços em $1-2 por mês pelo segundo ano consecutivo, alguns críticos começam a perguntar: por que está demorando tanto?

De fato, embora nunca tenha havido um momento mais conveniente para ser um fã de música — com milhões de músicas a apenas um toque de distância — em termos puramente financeiros, a indústria musical americana ainda é uma fração do que era antes. Dados da RIAA revelam que, uma vez ajustados pela inflação, as receitas da música gravada nos EUA ainda estão 36% abaixo do seu pico em 1999, quando milhões saíam para comprar cópias em CD de "Believe" de Cher ou "Millennium" dos Backstreet Boys.


Conveniência notável

Os dias de verificar CDs desgastados por uso excessivo em busca de arranhões, usar um lápis para consertar uma fita cassete desenrolada ou economizar para aquele Walkman de última geração podem parecer tão estranhos para os ouvintes de música contemporâneos quanto se reunir ao redor de um gramofone, mas é difícil exagerar o quanto a indústria da música suportou mudanças nas últimas décadas.

A dominância do vinil nos anos 1970, quando artistas como Stevie Wonder e Abba vendiam milhões de discos, foi uma era de audição musical que agora é fortemente romantizada... até mesmo pela Geração Z. Mas, se a necessidade é a mãe da invenção, a conveniência é certamente uma parente próxima, com os amantes da música ansiosos para levar suas faixas favoritas consigo, e os discos de 12 polegadas oferecendo pouco em termos de portabilidade. As fitas cassete menores se tornaram a opção para quem estava em movimento, apenas para serem substituídas pelos CDs, que ofereciam a mesma flexibilidade com melhor qualidade de som, nos anos 1980 — inaugurando a idade de ouro da indústria e, eventualmente, representando 89% da receita em seu pico em 1999.

Outro que morde a poeira

Claro, a internet mudou tudo. Comparados aos arquivos de vídeo, os arquivos de áudio eram consideravelmente menores... e eram fáceis de compartilhar online, iniciando um período sombrio de 15 anos para a indústria no qual a pirataria esmagou sua renda. Downloads — e por alguns anos estranhos, toques para celular — ofereceram algum alívio para artistas e gravadoras, mas foi apenas com os primeiros sinais de crescimento do streaming que a indústria de música gravada retornou ao crescimento real.

À medida que mais e mais de nós nos inscrevemos em serviços como o Spotify para desfrutar de nossas músicas favoritas sob demanda, a renda gerada pelas plataformas de streaming disparou, com o streamer sueco reportando mais de 14 bilhões de dólares em receita no último ano. Mas, apesar de seu crescimento, o Spotify nunca relatou um ano inteiro de lucro líquido, e se essas receitas estão realmente chegando aos maestros por trás da música, permanece uma questão mais complicada.


Dinheiro, dinheiro, dinheiro

A remuneração dos artistas tem sido um tópico quente para o Spotify quase desde sua fundação, com artistas de topo como Taylor Swift e Thom Yorke do Radiohead retirando temporariamente suas músicas do serviço nos últimos anos e levantando questões sobre como a empresa estrutura seus royalties.

O Spotify tem sido bastante firme em sua resposta às críticas de bandas e artistas insatisfeitos, frequentemente apontando para os bilhões de dólares que repassa aos criadores de música a cada ano. De fato, o Spotify supostamente pagou cerca de 9 bilhões de dólares aos detentores de direitos (artistas, gravadoras, editoras, distribuidores etc) em 2023, elevando seu total acumulado para mais de 48 bilhões de dólares.

Harmonia... ou discórdia?

Esses números são do último relatório Loud & Clear da empresa, que também revelou que o número de artistas alcançando vários marcos monetários, como ganhos anuais de mais de 10 mil dólares, quase triplicou nos últimos 6 anos, com cerca de 1.250 músicos agora ganhando mais de 1 milhão de dólares apenas com o streaming no Spotify.

No entanto, vale notar que, com cerca de 9,8 milhões de perfis de artistas no Spotify, segundo algumas estimativas, os 11.600 artistas que estão conseguindo alcançar o patamar de 100 mil dólares representam uma parcela minúscula do talento total na plataforma, e esses números representam pagamentos aos detentores de direitos — não necessariamente o que acaba no bolso dos artistas. Dependendo dos acordos individuais, a maioria será dividida em diferentes proporções com agentes, gravadoras e editoras.

Embora o Spotify tenha objetivamente pago mais dinheiro a mais artistas, não há dúvida de que depender apenas dos pagamentos de streaming não é suficiente para milhares de bandas e músicos. Muitos artistas estão agora procurando em outros lugares para ganhar dinheiro, com um método testado e comprovado se mostrando particularmente eficaz nos últimos anos.


Jogando para a plateia

Embora se apresentar ao vivo obviamente não seja uma novidade, nunca foi tão crucial para os ganhos de muitos músicos — e isso também está se refletindo nos níveis mais altos do negócio, com a recente inclusão de Taylor Swift na lista de bilionários da Forbes sendo em grande parte atribuída à sua turnê recordista Eras.

A publicação da indústria Pollstar revelou que as 100 maiores turnês da América do Norte, graças em grande parte à Sra. Swift e Beyoncé, arrecadaram 6,6 bilhões de dólares em 2023, o maior valor registrado. E isso não se deve apenas à "funflação", com o gigante do entretenimento Live Nation também relatando um recorde de presença em shows e vendas de ingressos no ano passado.


Mudando o jogo

Bandas e artistas não apenas mudaram a forma como ganham dinheiro por causa do streaming: a própria maneira como muitos agora escrevem e constroem músicas está mudando como resultado do meio também. De fato, reportagens recentes do Washington Post destacaram como os métodos de monetização do Spotify, como seu sistema de pagamento por reprodução ou a necessidade de um ouvinte permanecer por pelo menos 30 segundos em uma música, bem como o desejo de viralizar no TikTok, levaram os artistas a escrever músicas mais curtas, mais incisivas e mais chamativas.

Olhando para algumas das maiores músicas no Billboard 100 de cada ano desde 1960, observamos uma tendência semelhante, com as principais músicas lançadas nos últimos 5 anos tendo em média 2 minutos e 55 segundos, comparado aos 3 minutos e 59 segundos em média durante os anos 1990, na era de ouro dos CDs e da indústria musical de forma mais ampla. Quando você é pago por stream, mais curto é sensato.

Texto da newsletter do Chartr, traduzido pelo ChatGPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário