Translate

13 abril 2024

Pena de Morte por Fraude

Eis a notícia:

A magnata do setor imobiliário Truong My Lan foi condenada à morte ontem por desviar 12,5 bilhões de dólares do Saigon Joint Stock Commercial Bank. É o maior caso de fraude na história do Vietnã e ocorre no meio de uma repressão governamental contra a corrupção.


Lan, de 68 anos, é a presidente do Van Thinh Phat Holdings Group, uma empresa imobiliária ligada a propriedades de alto padrão. De 2011 a 2022, Lan usou empresas-fantasma e intermediários para ganhar controle de mais de 90% do SCB. Ela então obteve aprovações de empréstimos para empresas fantasmas, acessando o SCB para obter dinheiro e roubando o equivalente a mais de 3% do produto interno bruto do Vietnã. Seus empréstimos representaram 93% do total de empréstimos do SCB. Lan e co-conspiradores também foram condenados por subornar autoridades com 5,2 milhões de dólares para ignorar violações.

O julgamento ocorre enquanto o Partido Comunista do Vietnã participa de "forno ardente", uma campanha para combater a corrupção em meio ao esforço para atrair investimento estrangeiro. O Vietnã permite a pena de morte para crimes violentos e de colarinho branco e acredita-se que seja o terceiro maior executor do mundo, atrás da China e do Irã.

Tradução a partir da newletter 1440

Nenhum comentário:

Postar um comentário