Translate

13 abril 2024

Era uma vez Hong Kong

Milton Friedman chamou-a de sua economia favorita, um "experimento de laboratório" no capitalismo de livre iniciativa. "Se você quer ver como o mercado livre realmente funciona", disse ele em 1980, com o Porto de Victoria [localizado em Hong Kong] ao fundo, "este é o lugar para vir."


Hong Kong está agora em uma encruzilhada econômica, tentando manter o comercialismo que aceita todos os que chegarem, o que a tornou um centro para empresas e mercados globais, enquanto também tenta provar sua fidelidade política a Pequim. À medida que a China aperta seu controle político, capital e talentos ocidentais têm votado com os pés.

Restrições drásticas de viagem devido à COVID-19 enviaram muitos expatriados para Cingapura, onde eles em sua maioria permaneceram. Em 2022, Cingapura ultrapassou Hong Kong em um ranking de centros financeiros altamente observado. Empresas, incluindo FedEx e Commerzbank, mudaram suas sedes regionais para fora de Hong Kong. Uma nova lei de segurança nacional implementada no mês passado, que prescreve punições severas para delitos vagamente definidos, tem assustado ainda mais os estrangeiros.

Fonte: Semafor Newsletter. Tradução: ChatGPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário