Translate

11 abril 2024

A Bolha da IA

 

Definitivamente, a IA é uma bolha, afirma Cory Doctorow. Existem bolhas que deixam um legado, como a bolha da WorldCom, que deixou uma grande quantidade de fibra óptica disponível. No entanto, há bolhas construídas sob fraude, como foi o caso da Enron. A inteligência artificial promete substituir motoristas por carros autônomos, mas parece que o processo não está avançando como esperado. Há também o uso intensivo de IA em contabilidade, ameaçando milhões de empregos pelo mundo e despertando o medo entre os profissionais.

Segundo Doctorow, os projetos de IA são caros, com um alto custo fixo inicial, que inclui a coleta e o treinamento de dados. Contudo, quando os investidores perceberem que não haverá retorno suficiente, a bolha irá estourar. Em muitos casos, observa-se que a mão de obra barata está sendo substituída por técnicos de TI especializados, trazendo resultados questionáveis.

Como a contabilidade avaliará esses investimentos quando ocorrer o estouro da bolha da IA? Será necessário retornar aos conceitos de liquidação e descontinuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário