Translate

21 novembro 2023

Um trecho de Gigerenzer

Quando você olha seu aplicativo de tempo e lá tem que a chance de chuva é de 50% para amanhã de manhã e 50% para amanhã no período da tarde, o que isso realmente significa? Essa questão está no livro Preparados para o Risco, de Gerd Gigerenzer.  


Uma possível resposta para a questão acima é que a chance de chuva no dia é de 100%. Mas a resposta é bisonha. Mas o que significa a informação de que há 50% de chance de chuva de manhã? Uma possibilidade é imaginar que em 50% da sua cidade irá chover. Outra possibilidade é que uma reunião de meteorologista mostrou que metade deles acredita que irá chover e metade não.  

Muitas pessoas não sabem realmente o que significa uma chance de chuva de 50%. Basicamente, os meteorologistas afirmam é que em metade dos dias, como amanhã, irá chover e quem em metade não irá chover. Devemos lembrar que esses profissionais são extremamente calibrados no anúncio da previsão, indicando que seus modelos são bastantes precisos. 

Sobre a previsão do tempo, há um ponto muito interessante que está presente no livro do Nate Silver. Você sabia que a previsão do tempo anunciada na televisão é propositalmente enviesada? Assim, quando há 30% de chance de chuva para o dia de amanhã, a televisão destaca que haverá chance de chuva, com frases do tipo "pode chover". Isso tem a ver o fato de as pessoas lembrarem mais quando a apresentadora da previsão do tempo errou dizendo que não teria chuva e choveu.  

Ou seja, eles não estão preocupados com a REPRESENTAÇÃO FIEL. Besteira. O seu público não quer ser surpreendido com uma chuva. É preferível estar com um guarda-chuva e não ter tido a chuva do que estar sem e se molhar. Eu acredito que o usuário prefere o conservadorismo à fidedignidade. 

Foto: Osman Rana

Nenhum comentário:

Postar um comentário