Translate

03 novembro 2023

Emprego, Inteligência Artificial e Contabilidade

Com as previsões de um abalo no mercado de trabalho por conta a Inteligência Artificial, talvez olhar para o passado seja interessante. Em um texto, a Insider usa o exemplo da planilha Excel: 


Vamos pegar as planilhas eletrônicas como exemplo. Elas surgiram pela primeira vez no final dos anos 70, e sua adoção acelerou com a introdução do Microsoft Excel no final dos anos 80.

Aqui está o que o Morgan Stanley diz:

"À medida que a adoção dessa tecnologia cresceu rapidamente ao longo da década de 1980, especialmente após a introdução do Microsoft Excel em 1987, vimos uma redução no número de americanos trabalhando como escriturários de contabilidade (de cerca de 2 milhões em 1987 para um pouco mais de 1,5 milhão em 2000) - mas também vimos um aumento significativo no número de americanos empregados como contadores/auditores (subindo de cerca de 1,3 milhão em 1987 para cerca de 1,5 milhão em 2000) e analistas de gestão e gerentes financeiros (de cerca de 0,6 milhão em 1987 para cerca de 1,5 milhão em 2000)."

Ou seja, qualquer declínio em um tipo de emprego foi mais do que compensado pela criação de novos empregos relacionados.

Algo semelhante aconteceu com a introdução do caixa eletrônico, que previa o fim do trabalho do caixa de banco. Em vez disso, os caixas eletrônicos tornaram mais barata a operação de uma agência bancária, enquanto a demanda por agências bancárias aumentou, criando ainda mais empregos para os caixas do que antes.

Vamos fazer um salto no texto e ir para seu final, novamente citando a Morgan Stanley:

Disrupções no mercado de trabalho geradas pela GenAI (inteligência artificial generalizada) podem prenunciar uma demanda sem precedentes por reciclagem profissional. Embora parcerias público-privadas possam atenuar a perturbação da GenAI, acreditamos que a extensão das perturbações no mercado de trabalho provavelmente exigirá um aumento significativo na capacidade de reciclar um grande número de trabalhadores nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário