Translate

02 novembro 2023

Sabedoria do sorteio

De um texto de Tim Harford

Há um pouco mais de uma década, os cristãos coptas do Egito escolheram seu novo papa. Os nomes de três candidatos favoritos foram colocados em uma tigela de vidro e um menino vendado escolheu aleatoriamente um deles. Pessoas religiosas podem apelar para a ideia de que o resultado não foi realmente aleatório; Deus mesmo decidiu por Tawadros II. No entanto, essa parece ser uma maneira aparentemente perturbadora de lidar com uma decisão séria.


Em ambientes seculares, a aleatoriedade geralmente é reservada para jogos e jogos de azar. As palavras "loteria de CEP" não são pronunciadas com celebração. Com a notável exceção do serviço no júri, geralmente não tiramos à sorte para distribuir tarefas, empregos ou privilégios.

Talvez isso seja um erro. Por que não - me acompanhe aqui - alocar financiamento acadêmico por sorteio? Tradicionalmente, um doador de subsídios teria um fundo, convidaria candidaturas, classificaria todas elas e concederia subsídios aos melhores. Mas uma alternativa é usar um critério simples: cada candidatura que pareça credível o suficiente para ser levada a sério entra no sorteio e os subsídios são distribuídos aleatoriamente.

Há dez anos, o Conselho de Pesquisa em Saúde da Nova Zelândia começou a conceder financiamentos dessa maneira. Vários outros financiadores de subsídios seguiram o exemplo, incluindo a British Academy, que agora concede cerca de 500 subsídios por ano por meio de um sorteio.

Um benefício desse enfoque é a eficiência. Os subsídios da British Academy não são grandes, no máximo 10.000 libras, e uma avaliação completa pode custar quase tanto quanto o próprio subsídio.

Outra vantagem é a diversidade. Hetan Shah, diretor executivo da British Academy, ficou satisfeito em ver mais subsídios concedidos a pesquisadores de minorias étnicas e a pesquisadores de instituições que anteriormente não haviam recebido financiamento. Isso ocorre em parte porque esses pesquisadores estiveram mais dispostos a se candidatar sob o processo randomizado.

Também me lembrei do sorteio da data para definir quem seria recrutado para Guerra do Vietnã. O sorteio, transmitido para o país, escolhia uma data. As pessoas nascidas na data escolhida eram então convocadas, independente de cor ou situação social. Parece justo. 

Eu tenho usado este método para escolher o próximo livro que irei ler. Geralmente tenho uns 20 livros que comprei recentemente, mas definir qual seria minha próxima leitura é angustiante. Faço um sorteio aleatório e a escolha está feita.

Foto: Alejandro Garay

Nenhum comentário:

Postar um comentário