Translate

16 novembro 2023

Como ser um contador forense - 4


 Dan Heath: Então, Chris, no programa, sempre terminamos com uma rodada rápida de perguntas para nossos convidados. Então, deixe-me disparar aqui. Qual é uma palavra ou frase que apenas alguém de sua profissão provavelmente conheceria e o que ela significa?

Chris Ekimoff: Bem, vou ampliar a definição de profissão. Então vou dizer aqueles que trabalham no espaço de litígio ou investigação de fraudes, então advogados, vocês também são bem-vindos. A palavra é "scienter", Dan. Você sabe o que é scienter?

Dan Heath: Scienter, não.

Chris Ekimoff: Scienter é o termo legal para uma intenção fraudulenta. Então, scienter é frequentemente o que você precisa provar em um tribunal de justiça para que um juiz ou um júri possa determinar se isso foi fraude ou não. Escrever um cheque de $5.000 para si mesmo por acidente, novamente, podemos argumentar isso.

Dan Heath: Como alguém faz.

Chris Ekimoff: Isso mesmo. Com certeza aconteceu, tenho certeza em algum lugar, nada no mundo é novo. Versus escrever propositadamente um cheque de $5.000 para si mesmo para roubar da empresa, para se enriquecer, para fazer o pagamento inicial no seu iate, provar esse scienter, o conhecimento dessa intenção fraudulenta tem um elemento legal versus negligência, que é outro conceito legal de talvez não realizar abertamente um ato ou omitir um ato que cria um problema, mas apenas acontece por acaso ou por você negligenciar algo.

Dan Heath: Então, nosso amigo do cabo HDMI, muito scienter.

Chris Ekimoff: Sim, ficou bastante claro pelos documentos que ele talvez tenha sido um pouco preguiçoso em copiar a mesma captura de tela de HDMI repetidamente, mas não tinha muito a dizer sobre sua intenção fraudulenta depois de ser abordado.

Dan Heath: Certo, pergunta dois. Quem é o contador forense mais famoso, seja real ou fictício?

Chris Ekimoff: A resposta é tanto real quanto fictício. E o homem que me envolveu ou despertou meu interesse em contabilidade forense é um homem chamado Frank Wilson. Dan, você conhece Frank Wilson?

Dan Heath: Não. Não. Me fale sobre Frank.

Chris Ekimoff: Frank Wilson é uma das pessoas na equipe de Elliot Ness que ajudou a capturar o famoso Al Capone por fraude fiscal. Então, se você se lembra do filme do final dos anos 80, "Os Intocáveis", estrelado por...

Dan Heath: Claro.

Chris Ekimoff: ... um jovem Kevin Costner. Vi esse filme no início da minha carreira e apenas a ideia de que havia esse tipo de serviço de aplicação da lei ou atividade relacionada à contabilidade realmente me deixou animado. Então, tenho certeza de que as pessoas dirão, Ben Affleck...

Dan Heath: Adoro que você estava focado no contador daquele filme.

Chris Ekimoff: Exatamente. Sim. Há muitas outras coisas acontecendo. E Sean Connery é ótimo. A maioria das pessoas provavelmente diria que o personagem de Ben Affleck em "O Contador" é provavelmente mais famoso agora, após aquele filme de ação que saiu há alguns anos, mas eu sempre volto a Frank Wilson como uma força motriz em minha carreira.

Dan Heath: Ah, é verdade. O personagem de Ben Affleck era um contador forense, não era?

Chris Ekimoff: Sim. E esse filme é 100% preciso, se você se concentrar apenas na cena em que ele está na sala de conferências verificando os números. Todo o resto eu não vi em minha carreira em termos de campos de tiro, veículos voadores e tudo mais.

Dan Heath: Sim, basicamente, vocês são todos Selos da Marinha [?] com calculadoras, certo?

Chris Ekimoff: Com certeza, sim. É isso mesmo. E às vezes eu fico cansado em pé, mas isso é outra história.

Dan Heath: Ok, pergunta três. Qual frase ou sentença causa medo no coração dos contadores forenses?

Chris Ekimoff: "Ah, aqui está algo que eu deveria ter te dado no início da investigação."

Dan Heath: Já disseram isso a você antes?

Chris Ekimoff: Quando ouço isso de um cliente, eu só sei que estou enfrentando um mundo para conduzir, certo? Há alguma suposição que perdemos ou algum documento que não conhecíamos, talvez tenhamos seguido pelo caminho A e deveríamos ter seguido pelo caminho C, se soubéssemos disso, teríamos feito muitas coisas de maneira diferente. Então, isso é algo onde, todas as coisas sendo iguais, chegaremos à resposta certa, mas é uma dessas situações em que, tudo bem, temos que começar tudo de novo e reestruturar o que estamos fazendo.

Dan Heath: Chris Ekimoff é diretor nos Serviços de Investigações Financeiras e Disputas na RSMUS. Ele também é co-apresentador do podcast Insecurities, que explora o selvagem mundo da regulamentação e fiscalização de valores mobiliários. Vamos colocar um link para isso nas notas do programa. E sou assinante, aliás. Eu poderia ter conversado com Chris por três horas. Estou totalmente fascinado pelo que ele faz. E o que continuei pensando depois de conversarmos foi o ponto que ele fez sobre como geralmente são as pessoas mais confiáveis que são as mais responsáveis por atividades fraudulentas, não porque pessoas confiáveis têm mais probabilidade de ser criminosas, o que seria insano, mas porque pessoas confiáveis são as únicas com acesso e recursos para realizar os crimes. E então, porque aquela pessoa confiável em cem ou mil abusa da confiança e comete fraude, o restante de nós para de ser confiado preventivamente.

Então, toda essa atividade de conformidade surge ao nosso redor, os controles, a supervisão e a burocracia, e isso torna a vida de todos um pouco mais frustrante. É meio como as farmácias começaram a trancar as lâminas de barbear porque eram caras e fáceis de roubar, e depois porque um em mil maçãs podres poderia ter tentado roubar as lâminas de barbear, os outros 999 de nós têm uma experiência de compra garantidamente mais irritante. E acho que a mesma coisa é verdadeira com os controles financeiros. É como um imposto que todos nós temos que pagar por causa de pessoas como nosso amigo, o ladrão de cabos HDMI, mas pelo menos temos pessoas como o Chris por aí rastreando-os um por um. Você tem que amar uma profissão em que você pode usar suas habilidades matemáticas para combater o crime. E pessoal, é assim que é ser um contador forense.

Se você gostou deste episódio e quer fazer algo para apoiar mais episódios como este, deixe-nos uma avaliação no Apple Podcasts e Spotify. Isso ajuda outras pessoas a nos encontrarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário