Translate

21 novembro 2023

Trabalho ganancioso

Por que as mulheres ainda tendem a ganhar menos que os homens?? Não há ninguém melhor posicionado para responder a essa pergunta do que a historiadora econômica Claudia Goldin, vencedora do prêmio Nobel de 2023 em economia. Sua resposta nos diz como combater a injustiça, mas também como criar vidas profissionais mais saudáveis e produtivas para todos.

Vamos concordar com algumas explicações óbvias, todas elas que desempenham um papel. Há uma discriminação total, algo que Goldin examinou com Cecilia Rouse em um estudo célebre das principais orquestras americanas. Quando essas orquestras começaram a pedir aos candidatos a emprego que fizessem o teste por trás de uma tela, a proporção de mulheres aceitas aumentou dramaticamente.

Depois, há a questão de quais escolhas de carreira fazem sentido para uma pessoa que pode engravidar. Na década de 1960, a pílula contraceptiva não estava amplamente disponível para mulheres solteiras nos EUA. Os diplomas de direito, medicina, odontologia e administração foram totalmente dominados por homens em 1970. Não é de admirar: investir em uma profissão desse tipo parecia caro e arriscado para uma jovem que de repente se considerava uma jovem mãe. Goldin e seu colega (e cônjuge) Lawrence Katz mostraram que, à medida que os estados dos EUA liberalizavam o acesso à pílula contraceptiva durante a década de 1970, as jovens se envolviam nesses cursos. Ao dar às mulheres um controle sem precedentes sobre sua fertilidade, a pílula contraceptiva permitiu que investissem em suas carreiras.

Para muitas mulheres, no entanto, a pílula não é um método de prevenir completamente a maternidade, mas uma maneira de atrasá-la até um momento mais conveniente. O que nos leva aos dias atuais. A pesquisa de Goldin sugere que grande parte da diferença entre homens e mulheres é descrita mais adequadamente como uma lacuna entre mães e não mães. O motivo? Existem certos empregos - “empregos gananciosos” - que geralmente pagam muito bem, mas exigem horas longas e imprevisíveis.

(Goldin não cunhou o termo. Foi usado pela primeira vez pelos sociólogos Lewis Coser e Rose Laub Coser, um casal. Ele usou a idéia para descrever instituições que “buscam lealdade exclusiva e indivisa”; ela usou para descrever as demandas da maternidade.)

Então, o que é um trabalho ganancioso? Se você precisar trabalhar até tarde, atender telefonemas de trabalho no fim de semana ou viajar para Cingapura para uma reunião, tudo sem muita atenção e com a suposição absoluta de que nada mais atrapalhará você, então você terá um trabalho ganancioso. Se você também é o principal cuidador de crianças, como Rose Laub Coser entendeu, esse também é um trabalho ganancioso, sem dúvida mais ganancioso do que nunca. E é da natureza de empregos gananciosos que você só pode ter um deles por vez.

Um acordo comum entre altamente instruídos, casais heterossexuais altamente empregáveis, então, é esse deles (frequentemente a mulher) aceita o trabalho ganancioso não remunerado dos pais, talvez ao lado de um trabalho remunerado mais flexível, enquanto o outro (frequentemente o homem) aceita o trabalho ganancioso bem pago de ser advogado corporativo ou banqueiro de investimentos ou executivo de suíte C.


Não há nada inevitável nisso. O casal poderia contratar uma babá: outro trabalho ganancioso. Ou ambos poderiam trabalhar em empregos flexíveis, onde a expectativa é que a família chegue primeiro. Mas essas duas opções têm um preço alto, uma vez que os empregos mais bem pagos são geralmente gananciosos.

Como Goldin coloca em seu livro Carreira e Família (2021), “À medida que os graduados encontram parcerias para a vida e começam a planejar famílias, nos termos mais rígidos, eles se deparam com uma escolha entre um casamento de iguais e um casamento com mais dinheiro."

O casal pode mudar as normas de gênero, com a mulher trabalhando horas imprevisíveis e pulando nos vôos para Cingapura, enquanto o homem é quem faz a coleta da escola e deixa tudo de lado quando há uma emergência. Além de algumas semanas no momento do nascimento, isso é perfeitamente possível. Mas isso permanece incomum, então os dois passarão um tempo se explicando.

O que fazer? Todos nós podemos desafiar a suposição de que é a mãe que deve planejar a assistência à infância e lidar com emergências para que seu cônjuge possa se concentrar em seu trabalho ganancioso. Mas também precisamos questionar por que tantos empregos ainda são gananciosos.

Goldin contrasta advogados com farmacêuticos. Direito é um trabalho essencialmente ganancioso, com os maiores dólares chegando quando você é sócio de um escritório de advocacia - um trabalho que não é compatível com ser a pessoa que deixa tudo quando uma criança cai de um balanço no recreio da escola.


Por outro lado, você pode ser muito bem pago como farmacêutico, embora muitos farmacêuticos tenham empregos não gananciosos. Nos EUA, mais da metade dos farmacêuticos são mulheres e a disparidade salarial entre os farmacêuticos é pequena. Isso, diz Goldin, é uma questão de design de trabalho: os farmacêuticos trabalham em equipes e são substituíveis um pelo outro. Se alguém não estiver disponível para trabalhar, alguém poderá preencher.

Por que não há mais trabalhos projetados assim?? É preciso esforço e atenção para criar trabalhos substituíveis. Os processos devem ser padronizados, excelentes registros mantidos; tarefas atribuídas e monitoradas usando um sistema de fluxo de trabalho adequado, em vez de todos pularem em e-mail para descobrir quem tem o bastão. Esses sistemas melhores não permitem apenas que os melhores trabalhadores operem em condições não gananciosas, mas também permitem um melhor trabalho em equipe e menos desgaste. No entanto, as pessoas com o poder de fazer essas mudanças ainda não as viram valendo todo o trabalho.

Minha esperança - e também a de Goldin - é que o choque que a pandemia causou às práticas de trabalho em todos os lugares ajude a desbloquear melhores sistemas, levando a mais progressos na igualdade de gênero e muitos outros benefícios além disso. Mas ela é historiadora, não adivinhadora. Devemos esperar e ver. Ou devemos lutar pelas mudanças que queremos.

Tim Harford aqui. Foto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário