Translate

03 novembro 2023

Adani e o preço do carvão

O Grupo Adani foi notícia anteriormente com um relatório de uma empresa de investimento chamada Hindenburg. Adani é um conglomerado indiano, fundado em 1988, que atua em setores com portos, energia elétrica, mineração e infraestrutura, entre outros. 


As denúncias fizeram com que o grupo perdesse 104 bilhões de dólares em valor de mercado. A notícia mais recente do grupo é de uma investigação conduzida pelo jornalista Dan McCrum, do Financial Times. O jornalista foi o responsável por revelar a fraude na Wirecard e isso pesa a seu favor. Na investigação do jornalista, o grupo parece ter importado carvão com preços muito acima do valor de mercado. Isto fez com que alguns clientes tivessem o preço do insumo majorado. Além disso, o grupo parece estar usando intermediários em locais como Taiwan, Dubai e Cingapura. 

O objetivo é desviar fundos para o exterior e aumentar os preços internos. Se o produto segui uma rota clara, da Indonésia para Índia, os documentos passaram por diversos intermediários, uma tática comum para lavagem de dinheiro. 

Hi Lingos, operando em um local residencial em Taipei, foi citado como fornecedor de 12,9 milhões de toneladas de carvão em 428 remessas da Austrália e Indonésia. Adani gastou aproximadamente US $ 2 bilhões para esses suprimentos. Esta empresa pertence a Chang Chung-Ling (foto abaixo da FT), um empresário de Taiwan que foi anteriormente sinalizado pela Hindenburg Research e pelo Financial Times como uma pessoa de interesse. Hindenburg o identificou em seu relatório original como um "diretor de várias entidades Adani".

Em resposta, Adani bateu no jornal, acusando-o de manchar o nome da empresa, atacando o jornalista. 

Baseado no texto daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário