Translate

28 janeiro 2021

Resposta à pandemia


O instituto Lowy fez um estudo sobre o desempenho de cada país na questão da pandemia após o 100 caso. A metodologia inclui o número de casos confirmados, de mortes e número de testes, em números absolutos e relativos (1). O melhor desempenho é da Nova Zelândia, seguido por Vietnam, Taiwan, Tailândia e Chipre (2). Bélgica, onde o problema tem sido anunciado como grave, ficou 72o. lugar. Melhor que Estados Unidos, Irã, Colômbia, México e Brasil, que teve uma pontuação de 4,3 e ficou em 98o. lugar (foto). 

Foram investigados ... 98 países e o cálculo não inclui a China, por falta de dados confiáveis.  

Um aspecto curioso do estudo é que países com regimes totalitários tiveram uma resposta inicial melhor, mas o resultado final, em relação aos regimes democráticos, foram convergentes. Os países menores tiveram melhor desempenho, assim como países mais desenvolvidos.

Duas observações:

(1) a escolha dos índices vai influenciar o resultado. Países menores, provavelmente o contágio será mais rápido do que os países com maior dispersão da população e área geográfica maior. Mas é importante destacar que talvez estes sejam os indicadores existentes no momento

(2) Uma característica interessante: as melhores posições são ocupadas por "ilhas", onde o controle da fronteira provavelmente é mais efetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário