Translate

20 janeiro 2021

Volks paga indenização sobre atuação durante a ditadura militar brasileira


O Ministério Público Federal formalizou nesta sexta-feira, 15, o arquivamento do inquérito aberto contra a Volkswagen pelo apoio da montadora alemã à repressão durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Oencerramento da investigação é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a empresapara garantir a reparação judicial pela anuência a violações aos direitos humanos.

A Volks tinha contratado um pesquisador alemão para elaborar um relatório sobre a participação da empresa no regime militar brasileiro. 

Segundo o pesquisador, até 1979 a Volks mantinha um ‘apoio irrestrito’ à ditadura que não se limitava a declarações de lealdade pessoais. Em 1969, foi iniciada uma colaboração entre a segurança industrial da montadora alemã e a polícia política do regime militar através do chefe do departamento de segurança industrial, Ademar Rudge, oficial das Forças Armadas. Consta no relatório que as trocas de informações levaram à prisão ao menos sete empregados da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Fonte: Procuradoria homologa acordo dereparação de R$ 36 milhões com a Volkse põe fim a inquérito por apoio da multialemã aos porões da ditadura. Rayssa Motta. 15 de janeiro de 2021. Estado de S Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário