Translate

05 janeiro 2021

Luckin faz acordo com a SEC


Em abril do ano passado surgiu um dos casos mais bizarros de fraude contábil. A empresa Luckin Coffee, fundada em 2017, com mais de 3.500 lojas, tinha divulgado que suas receitas, em 2019, tinham sido de 730 milhões de dólares. Brigando com a Starbucks na China, a Luckin obteve recursos para sua expansão, anunciava a abertura de dez mil novas lojas até dezembro de 2021 e expandia seus produtos. No ritmo, abriu seu capital. 

Mas metade da receita era ficção. As despesas também eram fraudes. Em fevereiro de 2020 a empresa tinha negado irregularidades, mas o preço da ação caiu de 50 dólares para 7. 

Depois de uma rápida investigação, a empresa concordou em pagar uma multa de 180 milhões de dólares para retirada das acusações de fraude nos dados contábeis. A entidade que fiscaliza o mercado de capitais dos Estados Unidos, a SEC, indicou que entre abril de 2019 a janeiro de 2020 a empresa produziu mais de 300 milhões de dólares de receitas inexistentes. Para que o valor não fosse percebido, os funcionários aumentaram as despesas em 190 milhões. Fazendo as contas, a empresa subestimou o prejuízo que teve em 2019. 

A descoberta da fraude ocorreu por meio de sua auditoria anual e depois disto a empresa fez uma investigação interna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário