Translate

02 abril 2020

Falsificando pedidos de café

A empresa Luckin Coffee foi fundada em Pequim, na China, em 2017. Segundo informações da Wikipedia, no final de 2019, a empresa operava mais de 3.500 lojas em todo mundo. Na China, a empresa possui mais lojas que a Starbucks, apesar do tamanho médio ser menor. Parte da rápida expansão, lembrando que a empresa foi criada em 2017, tem sua origem na captação de recursos de financiamento (próprio ou de terceiro). A empresa possui ações negociadas na Nasdaq.

A empresa chegou a anunciar a abertura de dez mil lojas até dezembro de 2021. A estratégia da empresa é não ter uma localização física para servir café, mas atender pedidos on-line. Não possuem assentos. Além da expansão física a empresa também fez uma rápida nos produtos, incluindo copos, novos sabores, entre outros. A empresa foi notícia quando abriu seu capital.

Por conta disto, a empresa divulgou que suas receitas foram de US$730 milhões em 2019. A surpresa ocorreu agora. A empresa divulgou que metade das receitas foram fabricadas. Isto deve ter ocorrido a partir do segundo trimestre de 2019. Além disto, algumas despesas também podem ter sido falsificadas. O responsável seria o diretor de operações, Jian Liu, já suspenso.  Em fevereiro a empresa tinha negado a existência de fraude. Logo após a divulgação, as ações caíram: no passado, chegou a mais de 50 dólares e agora era negociada a 7 (Veja gráfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário