Translate

25 abril 2020

OMS lança iniciativa global para tratamentos da covid-19

Desde que os primeiros casos de covid-19 surgiram na China no final de 2019, o ritmo da inovação médica foi de tirar o fôlego. Os esforços dos cientistas do mundo já estão começando a dar frutos. Em menos de quatro meses, vários ensaios para novas vacinas e tratamentos promissores começaram. Isso pode oferecer uma saída para a crise do covid-19.

No entanto, com a corrida global para desenvolver novos tratamentos, diagnósticos e vacinas, uma pergunta não foi respondida: como essas inovações essenciais podem ser entregues globalmente e de maneira justa, onde são mais necessárias? Uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciada em 24 de abril, busca fornecer uma resposta.

Existe urgência nessa questão, porque o impacto global da covid-19, tanto na saúde das pessoas quanto em seus meios de subsistência, significa que uma solução global seria superior a muitas nacionais individuais, nas quais cada país tenta encontrar uma vacina ou uma cura para seus próprios cidadãos isoladamente, e cada país tenta manter suprimentos vitais, mas escassos. O vírus se espalha através das fronteiras, por isso é melhor controlado globalmente. Um esforço comum será menos oneroso, tanto quanto a vidas quanto a dinheiro, do que a busca apenas pelos interesses nacionais.

Os Estados Unidos e a União Européia já restringiram as exportações de equipamentos de proteção individual. Há receios de que isso se estenda às vacinas. Durante a pandemia da gripe suína de 2009, a exportação de vacinas para o exterior tornou-se uma questão política sensível nos Estados Unidos. Como as vacinas são a estratégia de saída de longo prazo do mundo para a crise, uma abordagem global é especialmente valiosa.

Por vários meses, nos bastidores, autoridades de saúde, ONGs, financiadores e pesquisadores de todo o mundo vêm buscando uma solução. Desde fevereiro, ficou claro que havia uma necessidade urgente de um plano para financiar, desenvolver e distribuir vacinas globalmente. Mesmo que meios bem-sucedidos de imunização possam ser encontrados, o mundo nunca produziu uma vacina na velocidade prevista (talvez na primeira metade de 2021) ou na escala - eventualmente e idealmente, mundial.

E mesmo quando as vacinas estão sendo produzidas em massa, os suprimentos serão limitados. Uma estratégia para usá-los precisa ser elaborada com antecedência. Pode ser, por exemplo, dar prioridade aos profissionais de saúde, países com surtos ativos ou pontos de acesso da infecção. Existem muitas permutações possíveis de distribuição. Idealmente, cada um precisa ser considerado e comparado - e rapidamente.

Em 24 de abril, um grupo de "atores globais da saúde" se juntou à OMS para iniciar uma parceria para acelerar o desenvolvimento e o acesso global às tecnologias da saúde, incluindo vacinas, para combater a covid-19 em todo o mundo. Entre os envolvidos estão o Wellcome Trust, uma grande instituição de caridade médica britânica, bem como o Banco Mundial e governos, incluindo os da França, Noruega e África do Sul. Os Estados Unidos estão notavelmente ausentes.

O ACT Accelerator, como é chamado, irá acelerar e ampliar as ferramentas necessárias para acabar com a pandemia. Muitos de seus parceiros, como a Fundação Gates e a GAVI, um grupo de financiamento de vacinas, e o Fundo Global, que financia a batalha contra a Aids, malária e tuberculose, têm décadas de experiência no combate às crises globais da saúde, na ampliação de soluções e na entrega delas. Mesmo sem o poder de fogo do governo americano, este é um grupo poderoso.

Embora o ACT Accelerator não esteja com falta de ambição, está com pouco dinheiro. Serão necessários US $ 8 bilhões em financiamento inicial, de uma só vez. Isso foi identificado como necessário há dois meses atrás, diz Alex Harris, chefe de política global do Wellcome Trust. (O valor é baseado em uma avaliação do Conselho Global de Monitoramento da Preparação, um órgão independente de monitoramento e prestação de contas.) Espera-se que governos, agências da ONU e outros desembolsem o dinheiro em uma conferência de compromisso em 4 de maio. O ministro das Finanças da Arábia Saudita disse que já foram prometidos US $ 2 bilhões. Dos US $ 8 bilhões, US $ 3 bilhões serão para pesquisa e desenvolvimento de vacinas e US $ 2,25 bilhões para medicamentos.

Muitos detalhes precisarão ser elaborados, e o trabalho futuro provavelmente será difícil. O chefe do programa de vacinas será Sir Andrew Witty, presidente do UnitedHealth Group, um gigante americano da saúde (ele está suspendendo temporariamente esse papel). Sir Andrew, que costumava administrar a GlaxoSmithKline, fabricante de vacinas, traz uma riqueza de experiência nos negócios.

Ele precisará formular um plano para ajudar a identificar os melhores candidatos a vacina, financiar seu desenvolvimento e concordar em como compartilhá-las. Essa abordagem cooperativa também significa que nenhum país perderá com se falhar durante o desenvolvimento de uma vacina ou com a impossibilidade de se conseguir vacinas fabricadas em outros lugares. Medicamentos e equipamentos de proteção também precisarão do mesmo tipo de planejamento. É apenas um começo. Mas é um sinal de que os adultos estão chegando à mesa.

Fonte: Adaptado daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário