Translate

13 abril 2020

Pesquisas com Covid-19

Parece que a ciência está atenta a maior necessidade do mundo atual. No site do NBER, nos working-papers da semana, 13 estão relacionados com a doença.

Em Polarization and Public Health: Partisan Differences in Social Distancing during the Coronavirus Pandemic, os pesquisadores Hunt Allcott, Levi Boxell, Jacob C. Conway, Matthew Gentzkow, Michael Thaler e David Y. Yang investigam a questão política na reação à doença. Usando dados de celulares, os pesquisadores descobriram que áreas tradicionalmente republicanas apresentaram menos distanciamento social.

Triage Protocol Design for Ventilator Rationing in a Pandemic: Integrating Multiple Ethical Values through Reserves, de autoria de Parag A. Pathak, Tayfun Sönmez, M. Utku Unver e M. Bumin Yenmez mostra como é feita a divisão dos equipamentos médicos em diferentes locais nos Estados Unidos. Os autores propõe um modelo através de reservas como um processo de triagem do equipamento para solucionar o problema.

George J. Borjas, em Demographic Determinants of Testing Incidence and COVID-19 Infections in New York City Neighborhoods, descobriu, usando dados do código postal da residência, que pessoas residentes em locais mais pobres são menos prováveis de serem testadas com o Covid-19, embora exista mais chance do resultado ser positivo.

U.S. Economic Activity During the Early Weeks of the SARS-Cov-2 Outbreak, de autoria de Daniel Lewis, Karel Mertens e James H. Stock acompanha o índice de atividade econômica semanal e verificaram que a queda na atividade econômica começou na semana terminada em 21 de março.

A pergunta sobre a mortalidade da doença é o ponto relevante do texto de Andrew Atkeson, em How Deadly Is COVID-19? Understanding The Difficulties With Estimation Of Its Fatality Rate. Há uma discussão se esta taxa é 0,1% ou 1% ou um número intermediário. Atkeson afirma que somente com testes aleatórios de larga escala é possível responder a esta questão.

O texto Firm-level Exposure to Epidemic Diseases: Covid-19, SARS, and H1N1, de Tarek Alexander Hassan, Stephan Hollander, Laurence van Lent e Ahmed Tahoun é de grande interesse para área contábil-financeira. A partir de dados de trabalhos anteriores, os autores determinam quais empresas esperam ganhar ou perder com uma doença epidêmica e quais são as mais afetadas pela incerteza associada à medida que uma doença se espalha em uma região ou ao redor do mundo. Além disto, os autores descobriram que as principais preocupações das empresas estão relacionadas ao colapso da demanda, ao aumento da incerteza e à interrupção nas cadeias de suprimentos.

A Simple Planning Problem for COVID-19 Lockdown, os autores Fernando E. Alvarez, David Argente e Francesco Lippi desenvolvem uma modelagem para uma política de quarentena, incluindo o momento mais adequado para a redução das restrições.

Lesley Chiou, Catherine Tucker analisaram o efeito da internet em Social Distancing, Internet Access and Inequality. Segundo as autoras, quanto maior a velocidade da internet e a renda da pessoa, maior a propensão de ficar em casa. As autoras usaram dados de celulares e os movimentos físicos das pessoas.

COVID-Induced Economic Uncertainty, de Scott R. Baker, Nicholas Bloom, Steven J. Davis, Stephen J. Terry usaram medidas de incerteza para avaliar o impacto econômico do Covid

Em Optimal Mitigation Policies in a Pandemic: Social Distancing and Working from Home, Callum J. Jones, Thomas Philippon, Venky Venkateswaran é mostrado o efeito do trabalho em casa em uma situação de pandemia. Isto reduz a taxa de mortalidade, mas há uma queda no consumo, que chega a 25% inicialmente.

A pesquisa em Covid19 and the Macroeconomic Effects of Costly Disasters, de Sydney C. Ludvigson, Sai Ma, Serena Ng focou o impacto econômico da doença. Ao contrário dos desastres naturais, o covid19 é um choque de vários meses, que afeta o mercado de trabalho e o bem-estar social e físico das pessoas. Os efeitos do evento, segundo os autores, duram de dois meses a mais de um ano, dependendo do setor da economia.

O foco da pesquisa How Are Small Businesses Adjusting to COVID-19? Early Evidence from a Survey, de Alexander W. Bartik, Marianne Bertrand, Zoë B. Cullen, Edward L. Glaeser, Michael Luca, Christopher T. Stanton são as empresas pequenas. Os autores descobriram que 43% das empresas estão temporariamente fechadas e as empresas reduziram o número de funcionários em 40%. Esta empresas são financeiramente frágeis: uma empresa mediana tem mais de US $ 10.000 em despesas mensais e menos de um mês de reserva em dinheiro.

Finalmente, The Geographic Spread of COVID-19 Correlates with Structure of Social Networks as Measured by Facebook, de Theresa Kuchler, Dominic Russel, Johannes Stroebel, mostraram existir uma relação entre os laços sociais fortes e a expansão da doença. Assim, dados das mídias sociais podem ser usados para prever a propagação da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário