Translate

06 janeiro 2021

Como escrever um verbete


Tenho visto diversos textos sobre como escrever um livro ou um artigo. Mas dicas sobre a construção de um verbete não é algo comum. Para os interessados, baseado em um texto do Economic Historian, um resumo das dicas:

1. É importante diferenciar entre o que é importante e aquilo que é interessante. Como quem acessa um verbete de uma enciclopédia é alguém que não sabe muito sobre um determinado assunto, o foco é o que é relevante. Ou seja, o que é necessário saber para ter um entendimento amplo sobre o assunto.

2. É importante indicar opções adicionais de leitura - O verbete é o ponto de partida. Para entender mais, quais os livros, outros verbetes e artigos o leitor deve consultar? De preferência o acesso deve ser fácil

3. Para começar a escrever, use a "escrita livre". Ou seja, abra um documento em branco ou use uma folha de papel e anote o que você sabe sobre o assunto. A partir daí, anote o que você não sabe ou tem dúvida. Depois disto, faça uma pesquisa, incluindo fatos e números gerais. 

4. Geralmente o verbete de uma enciclopédia obedece uma estrutura. Use esta estrutura para construir seu verbete. Veja a Wikipedia, por exemplo. Tem um primeiro parágrafo amplo sobre o assunto. Depois a apresentação do assunto em ordem cronológica (se for sobre uma pessoa, por exemplo) e sempre termina com outros verbetes relacionados e as citações. 

5. Faça uma síntese sobre o assunto. O verbete não deve ser tão amplo quanto uma artigo científico ou um livro. Mas deve ser suficientemente grande para compreender os principais pontos. Fatos secundários podem ser citados, mas não aprofundados. 

6. Não deixe de comentar os aspectos polêmicos, se forem relevantes. Comentar o time de preferência de um personagem talvez não seja relevante para um verbete. 

7. Se um  tópico do verbete estiver muito grande, talvez seja o caso de criar um verbete em particular. Se você está escrevendo sobre contabilidade de custos e o tópico "alocação" estiver grande, crie um verbete específico para o assunto. 

8. Procure ser simples e claro na linguagem. A pessoa que consulta um verbete que uma informação precisa e direta. Evite termos técnicos demais. Se ao fazer sua pesquisa, encontrar um exemplo que esclarece seu verbete, não deixe de usá-lo (e citá-lo). 

Um comentário:

  1. Excelente dica professor, obrigada! Atualmente uso mapas mentais, mas vou acrescentar o verbete.

    ResponderExcluir