Translate

11 janeiro 2020

Resenha: Essa Gente

O leitor dos blogs de Contabilidade sabem que no final do ano, por iniciativa da Isabel, realizamos um amigo oculto. Este ano presentei a Claudia Cruz com 1984, Admirável Mundo Novo e O senhor das moscas. E ganhei presentes do meu amigo Orleans, que foram os dois últimos livros do Chico Buarque. Não tinha lido nenhum deles e sempre tive admiração pelo trabalho dele. Gosto em especial das músicas, mas tinha ficado impressionado com Budapeste.

Recebido o presente, li os dois livros em três dias, durante o descanso do Natal. O Irmão Alemão é interessante ao narrar, misturando ficção e vida real, a existência de um filho alemão de Sérgio Buarque de Holanda. Essa Gente é a obra mais recente. Achei um bom livro, que também causa “estranheza”.

O roteiro de Essa Gente é um escritor que está tentando voltar a escrever uma grande obra. E ele registra seus esforços e sua vida sob a forma de diário. O livro termina em setembro de 2019 (acho que é isto, pois estou escrevendo esta resenha de memória) e em muitos momentos a realidade do Rio de Janeiro e do Brasil aparece na obra de maneira sutil.

É um livro relativamente curto. Gostei do presente do amigo oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário