Translate

25 janeiro 2020

Mudança no IAS 1

Em meados de dezembro, o Iasb publicou uma minuta de uma novo padrão contábil, o "General Presentation and Disclosures" que deverá substituir o IAS 1, que é um padrão anterior ao Iasb, de 1997. O prazo para comentários é 30 de junho de 2020.

A proposta que está em audiência pública começou em abril de 2016. E abrange: definir subtotais na DRE; melhoria na agregação e desagregação de informação; introdução de Management Performance Measures (MPMs) e sua evidenciação; e melhoria na DFC.

O primeiro item poderá ajudar as informações a serem mais comparáveis. Exigirá que as entidades apresentem o lucro operacional, que está definido, a priori, como sendo o lucro das operações normais da entidade, antes de impostos e retornos de investimentos, financiamentos e resultados de associados e joint-ventures. Para o Iasb, em lugar do Ebitda, deve-se usar o lucro operacional antes de depreciação e amortização, que fornece informação “similar” a muitas medidas de Ebitda usadas atualmente.

Sobre a DFC, o Iasb pretende que o ponto de partir da DFC seja o lucro operacional (e não o lucro líquido) e restringir as possíveis classificações de juros e dividendos.

Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário