Translate

26 janeiro 2020

Cálculo do incalculável

Há alguns meses, um adolescente de 15 anos jogou fogos de artifício e isto terminou por provocar um incêndio que queimou 47 mil acres de floresta no Oregon. Uma lei do estado exige restituição igual ao valor total das perdas das vítimas.

O juiz que analisou o caso condenou o jovem a 1.920 horas de serviço comunitário (algo como dois meses de trabalho integral), cinco anos de liberdade condicional e uma multa de 36,6 milhões de dólares. O advogado do réu alegou que a punição é cruel e incomum. Mas o juiz disse que o castigo é proporcional à ofensa causada pelo jovem.

Vi esta notícia no site Brain Pickings, onde Maria Popova lembrou o tema. O título é inspirador: Cálculo do incalculável: Thoreau sobre o verdadeiro valor de uma árvore.


Não é a madeira, nem o valor de compensação de carbono, mas a árvore - a fonte da sabedoria existencial que Whitman celebrou , o espelho que Blake acreditava que suporta o caráter de uma pessoa, seus ensinamentos silenciosos sobre como amar e como viver e o que otimismo realmente significa .

Aqui uma visão mais prática do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário