Translate

10 janeiro 2020

História da Contabilidade: Partidas Simples

Antes da existência das partidas dobradas, o método usado pela contabilidade era das partidas simples. Isto faz realmente muito tempo. Mas desde a divulgação do método usado em algumas cidades da atual Itália, por parte de um monge franciscano de nome Pacioli, é praticamente impossível não pensar na contabilidade sem imaginar as partidas dobradas.

No Brasil, durante os anos de 1800s, as partidas simples eram usadas e ensinadas. Em 1827, um anúncio publicado em um jornal, apresentava um candidato a um emprego que sabia os dois métodos. Um dos primeiros autores de contabilidade do Brasil, Burnier, ensinava no seu livro os dois métodos. A própria contabilidade pública só deixou as partidas simples no início do século XX.

Para quem aprendeu contabilidade somente com as partidas dobradas, o uso das partidas simples parece muito, mas muito estranho. Para mostrar como funciona, vou tomar o exemplo do livro Curso Prático de Contabilidade, capítulo 3, nas cinco primeiras transações.

Evento 1 - Investimento do capital pelos sócios - seria registrado, a haver, o valor do capital constituído de $20 mil

Evento 2 - Compra de materiais elétricos a prazo - registra-se, a haver, o valor de $1.500.

Evento 3 - Pagamento do aluguel de, de 1.000, de uma sala comercial - é feito o registro do pagamento, pelo dinheiro que foi pago, usando o débito.

Evento 4 - Compra de máquinas à vista, no valor de 7.500 - nesta transação é feito o registro do dinheiro da transação, debitando o caixa

Evento 5 - Prestação de serviço, recebendo à vista - é feito o registro do recebimento

Veja que não existe os ativos “materiais elétricos” ou “máquinas” no balanço da empresa. Um aspecto importante é que os conceitos de “crédito” e “débito” ou “haver/deve” existiam com as partidas simples.

Este método possuía uma grande vantagem: facilidade de operação. Assim, era útil para os pequenos negócios, sendo fácil de usar. Funcionava bem como um controle das dívidas e dos empréstimos. Mas não era possível saber, por exemplo, o valor real dos ativos. Com o crescimento das operações comerciais, a falta do registro dos ativos e de outras contas tornaram visível os problemas das partidas simples.

Para terminar, é interessante que o conceito de singelo é o seguinte:

1 Não composto, não dobrado; simples.
2 Desprovido de enfeites ou ornatos.
3 Que não apresenta qualquer dificuldade à sua compreensão; simples.
4 Que se deixa facilmente enganar; que não é malicioso; ingênuo, inocente.
5 Que não apresenta ou revela dissimulação.
6 Não corrompido; natural, puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário