Translate

16 janeiro 2020

Adnoc, estatal do petróleo do Abu Dhabi

A tentativa da Aramco de se tornar uma empresa diversificada e moderna, através de uma oferta pública de ações, ofuscou outra empresa: a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi ou ADNOC. Está empresa é a sétima maior produtora de petróleo do mundo, com 97,8 bilhões de barris.

Mas assim como a Aramco, a Adnoc tem planos de modernização e diversificação, buscando lucratividade. Mas a busca por recurso da Adnoc é um pouco diferente da Aramco. A empresa saudita buscou ofertar ações, inicialmente no mercado internacional para investidores estrangeiros. Mas a recepção dos investidores não foi muito agradável, e a Aramco terminou fazendo uma oferta voltada principalmente para os investidores domésticos.

Já a Adnoc foi mais “criativa”. Talvez por isto não foi muito notada. Segundo a Reuters, nos últimos três anos a empresa obteve 19 bilhões de dólares (versus quase 30 bilhões da Aramco) com investidores estrangeiros. Entre os investidores, o fundo BlackRock e a empresa de investimento KKR.

Resta ver que abordagem para atrair investimentos será mais proveitosa nos próximos anos. Mas está em jogo a capacidade das empresas de diversificar com sucesso da produção de petróleo e, de maneira mais ampla, para as economias domésticas que dependem delas para resistir a choques nos preços do petróleo.
Junto, o governo está procurando mudar a empresa, focando no desempenho dos funcionários. A empresa já demitiu seis mil funcionários e pretende mudar a cultura conservadora existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário