Translate

21 janeiro 2020

Como o FC Barcelona agrediu a contabilidade

As demonstrações contábeis de uma entidade é base para as decisões de um usuário. Isto não significa dizer que o usuário deve aceitar tudo que está divulgado. Além disto, o usuário pode tomar a informação divulgado e ele mesmo fazer sua análise, reclassificando valores e fazendo cálculos que lhe interessa.

Veja um caso interessante que ocorreu com o Barcelona, o time de futebol da cidade com mesmo nome. Recentemente, o clube apareceu, pela primeira vez na história, no podium máximo dos clubes de futebol https://www.contabilidade-financeira.com/2020/01/barcelona-primeiro.html, conforme divulgado pela Deloitte. Apesar da honraria, parece que o Barcelona não gostou muito de um determinado ponto: o valor imputado da receita. Para a Deloitte, a receita do clube espanhol é de 836 milhões de euros. Mas as demonstrações contábeis do clube indicam um valor de 990 milhões ou 154 milhões de euros de diferença.

Onde surge esta diferença? Para Deloitte, não deve entrar no cálculo os valores relacionados com as transferências e os itens extraordinários. Eis como seria a conciliação entre os números da Deloitte e os números do clube:

A Deloitte, o usuário da contabilidade do clube, tem todo o direito de usar a informação como desejar. Assim, como usuário, a Deloitte entende que 836 milhões é uma representação melhor do que ocorreu com o clube. É bem razoável não reconhecer o ganho com a venda de jogadores, uma vez que isto é um valor “extraordinário”.

Mas chama a atenção para o segundo maior número: reversão do Impairment. A explicação para este item, segundo o clube, seria da seguinte forma:corresponde a contabilização do valor dos jogadores emprestados. Se um jogador do Barcelona é emprestado e joga por outro clube, há uma despesa de amortização anual, assim como uma perda por redução do valor recuperável, já que o jogador se desvaloriza. Lançar os dois valores no resultado seria inadequado, pois teria uma despesa dupla. Por isto a reversão da redução. Seria assim:

D - Despesa de Impairment
D - Despesa de Amortização
C - Ativo

D - Despesa de Impairment
C - Receita

Segundo o clube, “fazemos isso de acordo com os critérios atuais de contabilidade e auditoria”.

O problema está, em especial, no segundo lançamento. O valor é considerado dentro da receita do clube, quando poderia ser lançado contra a conta de despesa.

O Barcelona decidiu que será o primeiro clube de futebol a romper a barreira simbólica da receita de 1 bilhão de euros. Mesmo que para isto seja necessário ir contra o bom senso contábil.

Leia mais em McLohan, Bobby. Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário