Translate

07 junho 2018

Finanças do Futebol

Dois textos sobre o desempenho financeiro dos clubes de futebol em dois locais diferentes.

O primeiro, do Valor Econômico, de 1 de junho (Times Faturam mais e dívida desacelera, p. B9, Eduardo Belo) destaca “os avanços na direção da profissionalização”. Segundo o texto, nos últimos anos, os clubes brasileiros estão melhores geridos. Apesar de em dez anos os principais clubes terem um déficit acumulado de 2 bilhões de reais, segundo a BDO, o endividamento parece ter estabilizado, enquanto a receita tem crescido, mesmo com a recessão. Os principais clubes possuem dívidas (?) de 6,9 bilhões de reais, basicamente o mesmo valor de três anos atrás, enquanto a receita saltou da casa dos 3 bilhões para 5,11 em 2017.

O texto cita a maior profissionalização, a atuação da CBF como regulador, a renovação do contrato de direitos da televisão, entre outros fatores. Apesar disto, o clube com maior arrecadação do país possui uma receita que corresponde a 23% da receita do Manchester United, o clube de futebol com maior recieta no mundo. E isto pode refletir no campo, já que quanto maior a receita, maior a capacidade de contratação de jogadores e melhor o desempenho (vide Soccernomics, o livro).
Para Daniel [Pedro Daniel, da área de futebol da BDO, entrevistado pelo Valor] “o grupo que hoje tem 12 gigantes deve se restringir a uma elite de quatro a seis grandes clubes nos próximos anos”. Esta análise é bastante razoável e já possível notar isto no futebol estadual, onde equipes que eram expressivas, perderam sua relevância. Além disto, parece ser também uma tendência mundial, onde os campeonatos nacionais são dominados por um (Alemanha), dois (Portugal), três ou quatro clubes (Inglaterra).

Outro texto é do Soccernomics, que analisou as finanças dos clubes europeus. O gráfico a seguir resume o que ocorreu com esses clubes nos últimos anos. A figura parece sugerir que a melhoria no desempenho deve-se ao Fair play financeiro, que inibiu os gastos excessivos dos clubes com salários. Mas provavelmente a resposta esteja na recessão econômica:

As recessões criam problemas para as empresas porque o crescimento das receitas diminui, enquanto a base de custos é difícil de controlar. A queda no crescimento da receita poderia ser atribuída a menor freqüência, reduções nos preços dos ingressos, redução nas vendas de mercadorias, dificuldade em renovar os contratos de patrocínio e menores prazos para os direitos de transmissão se negociados durante a recessão.

Um aspecto interessante é que a recessão atingiu o futebol com uma certa defasagem. Recentemente tivemos a maior recessão da história do país. Será que os efeitos ainda não chegaram aos balanços dos clubes brasileiros? Ou quem sabe, foi possível compensar estes efeitos com a renovação dos contratos de televisão (que para alguns clubes coincidiu com este período), a melhoria na gestão ou o parcelamento de dívidas com o governo - que aliviou o endividamento?

Mais leitura sobre este assunto que publicamos no blog anteriormente:
Mudar o treinador melhora o desempenho de um clube?
Bom desempenho em campo pode reduzir o valor de um clube?
As estatísticas podem ajudar a mudar o que você conhece do futebol?
Para ter bom desempenho é necessário gastar dinheiro
A emoção vai até o último minuto
Quanto maior a receita (e o desempenho), maior a evidenciação contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário