Translate

07 junho 2018

A tatuagem e a classe média

No passado, as tatuagens estavam associadas aos criminosos. Mas hoje, as celebridades ostentam suas tatuagens. É raro ver alguém como Cristiano Ronaldo, que tem orgulho de não ter tatuagem, pois é um doador de sangue.

Mas a tatuagem não tornou-se aceita de uma hora para outra. Se os criminosos usavam a tatuagem para registrar seus feitos ou adesão a uma gangue, como a Yakuza, na classe média a tatuagem começou a ser usada para marcar aspectos convencionais, como a formatura ou outro evento positivo, como o nascimento de uma criança.

Outras tatuagens eram expressões de especialização ou interesses culturais. “Ambientalistas escolheram imagens de paisagens montanhosas e árvores, escritores receberam imagens de personagens em livros, aficionados da mitologia grega selecionaram imagens de deuses e deusas, músicos captaram imagens de guitarras e saxofones, e entusiastas de esportes receberam imagens de seus times favoritos ou esportes, como bicicletas, bolas de basquete ou bastões de lacrosse ”, escreve Irwin. Ela observa que as afinidades e características que são celebradas por essas tatuagens também foram celebradas pela sociedade.

Em termos comportamentais, a tatuagem é considerada um exemplo de desconto hiperbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário