Translate

21 junho 2018

GE sai da Dow Jones

Por 111 anos, a empresa General Electric fez parte do índice Dow Jones. Ao participar deste índice, a empresa é considerada uma blue chip.

A GE participava do índice desde 1896 e, de forma ineterrupta desde 1907. Há 15 anos, a GE era a empresa com maior valor de mercado do mundo. A crise de 2008, que afetou a parte financeira da empresa, e os problemas contábeis recentes (aqui também) fizeram com que a empresa perdesse 80% do preço da ação.

A retirada já era esperada e pode afetar ainda mais o valor da empresa, na medida em que o preço da ação é afetado pela presença nos índices de mercado. Parece estranho, mas não é. Uma empresa que participa de um índice de mercado tende a se valorizar, já que muitos fundos de investimentos procuram reproduzir a carteira de mercado. Assim, sair de um índice como o Dow Jones pode levar os fundos a venderem as ações da empresa para “reproduzir” a nova ponderação do índice. O efeito talvez não seja maior em razão da pequena participação atual da GE no Dow Jones.

Outro aspecto interessante é que a GE era o único “membro fundador” do índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário