Translate

01 outubro 2013

Número do Jogo

Existe uma relação entre o esporte e os métodos quantitativos. Recentemente o sucesso do filme Moneyball chamou atenção para o uso de dados na determinação da melhor estratégia no baseball. Mas isto também é possível em outros esportes, inclusive no futebol.

As transmissões das partidas de futebol mais recentes enfatizam o percentual de posse de bola, o número de faltas cometidas, a quantidade de chutes a qual, os quilômetros percorridos por um jogador, entre outros dados. Os números chegaram ao jogo. O livro Soccernomics foi o primeiro a tentar justificar a importância de entender o futebol a partir dos números.

O livro “Os números do Jogo” segue nesta trajetória. Usando pesquisas realizadas pelos autores e por outros pesquisadores, o livro se propõe a informar que “tudo o que você sabe sobre futebol está errado”, conforme consta do subtítulo. Em doze capítulos, os autores discutem sobre o gol, a importância do técnico, a relação entre desempenho e dinheiro, entre outros aspectos.

Para quem gosta de futebol e de números, o livro é interessante. Entretanto, particularmente achei alguns capítulos confusos. Por exemplo, a discussão sobre a importância dos técnicos parece conduzir a conclusão de que não são relevantes. Mas a medida que o capítulo sobre o assunto se desenvolve, os autores conduzem alguns inferências no sentido contrário.

Existem algumas tiradas boas, mas no geral o livro decepciona.

Algumas conclusões interessantes:
=> os escanteios possui pouca chance de resultar em gol;
=> quando comparado com handebol, basquete, futebol americano e beisebol, o futebol é o esporte onde existe maior chance do favorito perder. Ou seja, é o esporte mais imprevisível;
=> o número de chutes a gol não garante vitória;
=> não existe muita diferença no futebol praticado nas principais ligas do mundo;
=> o gol mais valioso é o segundo, pois aumenta a previsão de pontos para uma equipe em 0,99;
=> nem sempre o time que marca mais gols vence um campeonato, nem o que sofre menos gols;

=> mais importante que o melhor jogador é o pior jogador de uma equipe, ou o elo fraco do time.

Leia Mais Os Números do Jogo. Chris Anderson e David Sally, Paralela, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário