Translate

31 outubro 2013

É preciso melhorar os balanços

Melhorar os balanços dos bancos é um passo necessário para restaurar o crescimento do crédito na zona euro, disse Joerg Asmussen, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira.

"O saneamento dos saldos das contas bancárias dos bancos europeus é um passo necessário para a expansão do crédito", avaliou Asmussen durante um discurso em Stuttgart.

De acordo com o membro do BCE, os dois primeiros testes de estresse na região não restauraram a confiança no setor bancário europeu.

"Eu acredito que esta seja a nossa terceira e última chance", disse.

No início de outubro, o BCE lançou uma revisão dos balanços das cerca de 130 instituições financeiras da zona do euro em uma tentativa de reforçar a confiança nos bancos europeus, que, por sua vez, devem estimular novos empréstimos para o setor privado, ajudando a recuperação da economia.

Asmussen também advertiu que a zona euro deve estar preparada para preencher lacunas de capital e que os bancos devem ser capazes de preencher essas lacunas através dos mercados. "Se os governos nacionais não puderem preencher as lacunas, o Mecanismo Europeu de Estabilidade poderia ser acionado", concluiu Asmussen. Ele apontou para o programa de resgate bancário da Espanha como um exemplo.
Fonte: Dow Jones Newswires (via aqui)

Como a Europa adota as IFRS, parece que é um aviso para o Iasb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário