Translate

04 setembro 2014

Homenagem

Na terça-feira estive em Ribeirão Preto para homenagear meu orientador. Com mais de 300 mil livros vendidos, Alexandre Assaf Neto marcou sua presença em três grandes escolas de contabilidade e finanças do Brasil: Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo e USP Ribeirão, pela ordem cronológica.

Organizado por Adriana Procópio e Fabiano Guasti, o evento contou com Eliseu Martins fazendo o cerimonial e um público que estava no auditório da USP Ribeirão para uma palestra. Todos os doutores que foram orientados por ele estiveram presentes: eu tive a honra de ter sido o primeiro deles.

Para mim é muito difícil falar da influência do Assaf. Guardo muitos conselhos que recebi dele, algumas reprimendas e o exemplo de um profissional capaz e que ama o que faz. Lembro ainda a primeira vez que conversei com ele, para falar de uma possível consultoria em análise de balanços para o Conselho de Desenvolvimento Industrial, órgão onde trabalhava. Foi meu orientador no mestrado, apesar de não fazer parte do corpo docente do programa de administração da Universidade de Brasília. Ajudou a publicar parte da dissertação sobre a subestimação do indexador nas demonstrações contábeis, no IOB Temática Contábil.

Minha opção pela docência também se deve a ele, que fez o convite para ser coordenador adjunto do curso de ciências contábeis na UnB. Depois, pedi para ele ser meu orientador no doutorado na Universidade de São Paulo, apesar de também não fazer parte do corpo docente do programa de contabilidade. Durante o curso, tive uma das maiores honras da minha trajetória: fui coautor no livro de Administração do Capital de Giro.

A distância geográfica não impede de admiração continue até hoje. Na terça, ele agradeceu minha presença. Mas isto é tão pouco diante do tanto que ele mudou, para melhor, a minha vida. Eu é que agradeço, Alexandre Assaf Neto.

Um comentário:

  1. Foi uma bela homenagem.
    Sou grata às oportunidades que me proporcionaram - meus pais, também professores -, assim como aos professores que fazem parte dos locais por onde passei e que hoje fazem parte do caminho profissional que escolhi, desde à graduação até a pós-graduação, igualmente aos professores com os quais hoje trabalho.
    Com participação do prof. Assaf nesse caminho, meu respeito e gratidão por aqueles que me transmitiram e ainda transmitem conhecimentos e ensinamentos são ainda maiores.

    ResponderExcluir