Translate

17 setembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Inflação

Até 1994 a variação dos preços era muito alta no Brasil. Com a contabilidade presta informação basicamente em moeda, foram criados mecanismos para que as demonstrações pudessem refletir o desempenho de cada empresa. Estes mecanismos faziam com que a contabilidade fosse bastante complexa e trabalhosa.

Após a implantação do Plano Real estes mecanismos perderam parte de sua validade. Nos últimos anos a inflação esteve próxima a 6%, uma variação bem reduzida quando se compara com os índices de vinte anos atrás. Isto não signifique que as empresas não estejam atentas ao problema. A gestão financeira sabe que ainda existem aumentos (e reduções) nos preços e algumas destas variações são relevantes na composição dos resultados. Mas provavelmente pouquíssimas empresas usam mecanismos de tratamento à inflação nas demonstrações contábeis (confesso que não conheço nenhum exemplo).

Da mesma forma, é pouco usual que as demonstrações contábeis das empresas expressem sua preocupação com a variação dos preços. Provavelmente os gestores sabem que os usuários não consideram este aspecto relevante na atual situação. Mas existem exceções, como é o caso da Natura, a conhecida empresa de cosméticos. Esta empresa fez a seguinte observação:


A preocupação da empresa é informar o comportamento de duas variáveis econômicas: o câmbio e a inflação. Mais adiante a empresa tece a seguinte consideração:
Esta é uma observação bastante genérica e que não ajuda o usuário a verificar o efeito da inflação sobre o resultado da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário