Translate

12 setembro 2014

Aprovação de artigos em periódicos

Um interessante artigo sobre a análise dos pareceres dos avaliadores da Revista Brasileira de Contabilidade foi publicado neste periódico. José Elias Feres de Almeida quase cem pareceres de artigos que foram submetidos nas mais diversas áreas. Usando o instrumento de avaliação da revista com os pareceres negativos, Almeida mostra que o principal ponto considerado foi a conclusão, onde os textos receberam somente 31,3% da pontuação, seguido de perto pela “análise e interpretação de dados e resultados”, com 31,52%. Já o item mais bem avaliado é a “originalidade do estudo e/ou a relevância do tema”.

Além disto, Almeida observou as recomendações dos autores. O item de maior citação foi a revisão da literatura e referencial teórico e o menos citado foi o título.

O artigo é realmente interessante e útil para quem deseja aumentar o número de publicações. Mas é preciso ser cuidadoso nas suas conclusões. A razão é simples: quando um texto não está bom, o parecerista tende provavelmente a julgar o artigo de maneira mais rápida. Muito provavelmente ele já possui o resultado, que seria pela reprovação, e irá preencher o questionário para sustentar seu julgamento. Ou seja, o processo talvez seja no sentido oposto: do resultado do parecer para o preenchimento dos quadros. Neste caso, será possível confiar no que o parecerista diz? Talvez sim, pois também no intuito de reduzir o tempo dispendido num artigo de baixa qualidade o parecerista irá atacar os pontos mais vulneráveis e perceptíveis. Estes pontos apresentados anteriormente fortalecem a importância do texto, como uma grande contribuição para aqueles que desejam aumentar a chance de publicar.


ALMEIDA, José Elias Feres de. Como aumentar a probabilidade de aprovação de artigos em periódicos? Análise dos pareceres da Revista Brasileira de Contabilidade. RBC, 206, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário