Translate

16 setembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Passivo

O balanço patrimonial apresenta do lado direito as fontes de financiamento de uma empresa. Entre estas fontes, o item que mais está associada ao risco é o passivo oneroso, composto dos empréstimos e financiamentos. Neste sentido, para mostrar a real situação da empresa, a mesma poderá apresentar uma série de informações para o usuário.

Vamos observar o caso da Minerva SA, uma empresa na área de processamento de carne. Inicialmente, a informação sobre a composição do passivo da empresa, obtida no balanço patrimonial:


Do lado direito, 62% são provenientes de empréstimos e financiamentos (e destacados na figura acima). Como a empresa destacou informações adicionais na nota explicativa 15, é interessante que o usuário leia com atenção esta nota em razão da representatividade deste item. Na DFC podemos encontrar mais informações sobre este assunto:

No segundo trimestre a empresa captou 206 milhões de reais em empréstimos e financiamentos e liquidou 287 milhões. Já a demonstração do valor adicionado mostra que a grande parcela da distribuição do valor gerado na empresa está sendo distribuído para pagamento de juros (243 milhões de 375 milhões).
Na nota explicativa 15 aparecem mais informações sobre cada um dos empréstimos:

Esta tabela é muito importante. Observe que dos 2,9 bilhões, 1,3 bilhão (ou 42%) refere-se a um empréstimo de longo prazo, sujeito a variação cambial: o Senior Unsecured Notes – I e II. Se o passivo está sujeito à variação cambial mais juros, o comportamento do câmbio passa a ser relevante para o usuário da informação da empresa. Este passivo é importante, mas resta saber quando ele deverá ser pago. A tabela acima só informa que é um empréstimo de longo prazo, mas não diz quando será quitado.

Para conhecer isto, a empresa preparou outra tabela importante: a relação dos desembolsos estimados dos empréstimos. Veja a seguir esta informação:

Grifamos dois momentos: em 2019 a empresa deverá desembolsar 850 milhões, sendo 824 milhões do empréstimo de longo prazo, e em 2022 serão quase 800 milhões. À medida que o tempo passa, a empresa deverá juntar recursos para cobrir estas obrigações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário