Translate

10 setembro 2014

Tênis

Nos últimos anos, acompanhar o tênis profissional masculino tem sido uma chatice só. Não que as partidas não sejam sensacionais. Mas a disputa está restrita a três ou quatro profissionais somente, conforme estudo feito por Carl Bialik e Nate Silver (aqui e aqui). Os quatro maiores tenistas conquistaram, nos últimos anos, cerca de 75% ou mais dos pontos em disputa nos maiores torneios. O gráfico abaixo ilustra este ponto.



Cada torneio conta pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, conhecida como ATP. Quanto mais importante o torneio, maior o número de pontos. Se um tenista vence um Roland Garros leva dois mil pontos. O gráfico mostra que dos pontos em disputa, os Big Four levam mais da metade deles desde 2006.

O gráfico a seguir fez uma adaptação considerando a idade de cada tenista e o número de pontos conquistados.

Novamente os quatro maiores tenistas levam mais da metade dos pontos desde que atingiram os vinte anos. No gráfico existe a linha vermelha, com os tenistas de “segunda” linha dos tenistas profissionais. A diferença é enorme.

A seguir as comparações entre o desempenho dos maiores tenistas atuais e os maiores jogadores do ranking desde 1990, o que inclui Kuerten. O desempenho em torneio de Federer, Nadal e Djokovic é muito melhor que os melhores tenistas da década de noventa. E o desempenho de Murray é próximo dos grandes tenistas do passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário