Translate

01 novembro 2011

Jogos Pan-Americanos


O gráfico abaixo mostra a relação de medalhas de ouro que cada país-sede conseguiu nos jogos pan-americanos em três momentos: antes de sediar o evento, no momento que sediou e nos jogos seguintes. Por exemplo, o Brasil, nos jogos realizados na República Dominicana, conseguiu 29 medalhas de ouro; nos jogos seguintes, no Rio de Janeiro, o número de medalhas aumentou para 52; agora, nos jogos no México, o número foi de 48 medalhas.


Existe claramente o “efeito local”: o país que é promove dos jogos aumenta, de forma expressiva, o número de medalhas, em relação ao seu desempenho histórico. Isto pode ocorrer por quatro razões. A primeira, o desempenho do atleta talvez seja superior quando está competindo com a torcida favorável. A segunda, é que o volume de investimento realizado para promoção dos jogos talvez contemple, também, incentivos para que atletas possam se destacar nas competições. A terceira possível razão é que os juízes talvez sejam mais simpáticos aos atletas locais ao fazerem seus julgamentos. Em quarto, os competidores locais não precisam passar por um período de adaptação as condições do clima, da alimentação e do local de competição.

Nos últimos jogos também ocorreu algo interessante. O número de medalhas reduz nos jogos seguintes, mas é maior que nos jogos que antecede. Ou seja, o “efeito local” aparentemente se mantém. Observe o caso do Brasil, que conquistou 29 medalhas de ouro antes de promover a competição e agora aumentou para 48 medalhas. (Mas parte disto deve-se ao aumento no número de medalhas distribuídas)

Os próximos jogos serão realizados no Canadá, que agora obteve 30 medalhas de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário