Translate

29 novembro 2011

Endividamento

A notícia seguinte é um exemplo de como não fazer um texto jornalístico:


De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 41% das famílias na capital paulista estão endividadas em novembro (1).


O estudo realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), mostra que o resultado é o menor desde outubro de 2009, quando a inadimplência registrou 40,9% (2).


Além disso, apenas 8% das famílias na capital paulista têm contas atrasadas em novembro, com queda de 2,8 pontos porcentuais ante o mês anterior. (3)


Segundo a pesquisa, 3,3% dos paulistanos não terão condições de pagar total ou parcialmente suas dívidas. (4)


O cartão de crédito é o principal meio utilizado para adquirir essas dívidas, com 76,3% do total de endividados (5). Já 22,4%, assumiram dívidas nos carnês e 11,4% no crédito pessoal.


A maior parte dos endividados (57,1%), comprometeu de 11% a 50% da renda familiar e cerca de 49,1% têm contas vencidas há mais de 90 dias.


(1) A rigor isto significa que qualquer família que possua uma dívida estaria nesta categoria. Este valor é, portanto, muito reduzido. Acredito que o termo "endividado" é incorreto.
(2) Aqui a comparação é inadimplência, que é completamente diferente de endividamento. Você pode ter dívida, mas estar em dia com as obrigações. Outra questão é que a variação foi de 40,9% para 41%. Isto provavelmente deve estar dentro da margem de erro de uma pesquisa por amostragem.
(3) Esta informação já é diferente da anterior e mostra que o problema é menor agora. Mas observe que o termo usado é "contas atrasadas"
(4) Como é calculado isto?
(5) Esta é uma informação preocupante, já que o cartão possui juros elevados. Mas observe que ter dívida com cartão parece classificar a família dentro do grupo dos 41%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário