Translate

24 novembro 2011

Panamericano


A questão do Panamericano tem sido objeto de notícia da imprensa. Tudo leva a crer que a história é nebulosa. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a partir de informação do depoimento do vice-presidente de finanças do banco à Polícia Federal, não ocorreu pressão política do governo para compra por parte da Caixa.  Este executivo disse que foi uma “surpresa” as fraudes contábeis; ou seja, o ocupante deste cargo não sabia do que estava acontecendo no Banco.

Ontem o jornal divulgou que o Banco Central aprovou a venda, mesmo tendo desconfiança que algo errado estava ocorrendo. A operação foi aprovada em julho, mas funcionários do Banco Central já desconfiavam de algo errado em maio.

Em resposta a esta denúncia o ministro da fazenda afirmou que o BC não tinha suspeita quando deu autorização para a operação.  Este ministro chegou a afirmar que não existia “dinheiro público nessa história” e que a Caixa não teve perda.

Com diz Paulinho da Viola, a frase do ministro é lapidar:

“O Panamericano era auditado por vários anos, é que a fraude era de nível internacional, escapou a todos. Acho difícil que o BC soubesse. Caso contrário, teria cometido uma infração, mas quem deve responder a isso é o BC”

Nenhum comentário:

Postar um comentário