Translate

23 novembro 2011

Yanni


Além da problemática dívida soberana, a Grécia tem Yanni:

Yanni nasceu em Kalamata, na costa do Mediterrâneo, em 1954. Filho de Sotiri e Felitsa Chryssomallis. Segundo de três filhos, Yanni tem um irmão e uma irmã mais nova. Compartilhando um amor profundo pela música, a família passou a maior parte de seu tempo tocando e cantando juntos.

Os pais de Yanni deram uma típica vida grega para o menino. Ele cresceu pescando, nadando, e indo à escola como qualquer outro garoto de sua cidade, com uma exceção: Yanni nasceu para compor música. Começou a tocar piano aos seis anos de idade, mas se recusou a ir à aulas de piano formal. Quando criança, Yanni ouvia uma música em sua cabeça e ele simplesmente queria ouví-la sair do piano também, assim ele precisou aprender a tocar para que isso acontecesse. Ele sentiu uma certa liberdade com as teclas que poderia ter sido esmagada sob o peso da aprendizagem estruturada.

A música não era o único talento de Yanni. Em 1969, com 14 anos, Yanni quebrou o recorde de natação nacional grega de 50 metros nado livre. Embora ele pudesse ter continuado com essa habilidade, ele optou por percorrer um caminho diferente, aquele que eventualmente o levou a partilhar o seu dom musical com o mundo.

Aos 18 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou psicologia na Universidade de Minnesota por três anos e meio. No entanto, ao terminar a faculdade, decidiu abandonar a carreira de psicólogo antes mesmo de iniciá-la, resolvendo dedicar-se apenas à música. Aos 21 anos, Yanni aprendeu a tocar teclado sozinho e passou a fazer parte de uma banda de rock local intitulada Chameleon.

Alguns anos depois, decidiu mudar-se para Los Angeles com o baterista Charlie Adams, que conhecera na época do Chameleon, e começou a gravar suas próprias composições pelo selo Private Music. Em 1986 lançou seu primeiro álbum, Keys To Imagination. O álbum trouxe a Yanni um impressionante séquito de fãs.

A partir daí, não demorou muito para o tecladista estabelecer-se como um conceituado músico de estúdio, compositor de jingles e produtor. Pouco tempo depois, Yanni tornou-se um dos artistas mais vendidos do selo Private Music.

Considerado um dos nomes de maior destaque no segmento instrumental, a fama de Yanni aumentou a partir de seu relacionamento com a atriz americana Linda Evans, no início da década de 1990. Por ser muito popular nos Estados Unidos na época, Evans foi a maior responsável pelo grande interesse da mídia pelo tecladista. Eles tiveram um relacionamento de amor que durou nove anos.

Por ser autodidata, Yanni não sabe ler ou escrever músicas do modo tradicional. Ao invés disso, inventou uma maneira própria de compor ainda na infância e continua criando suas músicas usando a mesma técnica até hoje, depois de quase vinte anos de carreira e mais de vinte e dois discos. Sua sonoridade é ao mesmo tempo acessível e elaborada, sempre unindo o pop e a música clássica. As composições de Yanni também ficaram famosas nos Estados Unidos após terem sido usadas em programas de televisão e na abertura dos Jogos Olímpicos.


Yanni prosseguiu o maior desafio de sua carreira - para se tornar o primeiro artista ocidental a executar, tanto no Taj Mahal na Índia quanto na Cidade Proibida, na China. Ambos os locais apresentavam obstáculos únicos e difíceis, mas mais uma vez, a persistência e paciência de Yanni foram pagas através de concertos de grande sucesso. O álbum “Tribute” foi lançado no outono de 1997, e grande parte das músicas foram escritas com essas duas localizações em mente.

O DVD também intitulado Tribute, foi filmado durante estes dois acontecimentos. O resultado foi uma combinação excepcional de músicos extraordinários, paisagens inspiradoras, e um movimento inconteste da paz mundial e harmonia, todos reunidos pela visão de um único artista. O especial foi visto por uma audiência coletiva de cerca de 250 milhões de pessoas. Em conjunto com o seu desempenho Yanni doou a renda do show para ajudar a preservar o Taj Mahal.

Uma das melhores músicas desse álbum é Dance with a Stranger:






Fonte: aqui e aqui

Um comentário: