Translate

23 novembro 2011

Como chegamos a marca de 7 bilhões de habitantes?

Recentemente, a ONU divulgou a notícia de que a população mundial ultrapassou a marca de 7 bilhões de habitantes. Grande parte do crescimento se deu na Ásia - Índia e China. Esses foram os dois países mais povoados do mundo durante os últimos séculos. Entretanto, uma mudança demográfica está ocorrendo, já que, nesses mesmos países, inicia um processo de queda das taxas de natalidade. O maior crescimento se observa, atualmente, no continente africano. A ONU ainda estima que em 2100 poderemos alcançar o pico de mais de 10 bilhões de habitantes antes de começar a declinar. Veja o vídeo e descubra como chegamos tão rápido a marca de 7 bilhões de pessoas.
















Fonte: aqui

Um comentário:

  1. O crescimento populacional da China está praticamente estagnado devido à política do único filho imposta pelo Partido Comunista, conforme a tabela:

    http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=ch&v=24

    Já na Índia, o crescimento é maior, devido à falta de controle populacional (ainda bem, acho um absurdo burocratas terem o poder de decidir quantos filhos eu posso ter) e ao fato de que ter filhos é um sinal de prosperidade, então é bastante comum, mesmo entre os mais pobres, ter vários filhos. Mesmo assim, o crescimento populacional da Índia decaindo ao transcorrer do tempo, e tende a se estabilizar no longo prazo: http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=in&v=24

    Aos que são a favor do controle de natalidade:

    O que Malthus previu:
    http://1.bp.blogspot.com/_BAMjb04H4aI/TP9-INExTSI/AAAAAAAAA3c/K92AoZqYeC8/s1600/hb8.gif


    O que realmente aconteceu:
    http://agoodhuman.files.wordpress.com/2010/01/graph1.jpg

    Não existem limites, temos água suficiente no planeta para no mínimo dez vezes mais gente (vide as estações de transformação de água salgada em água doce); a produção de alimentos está sofrendo revoluções a cada dia e a energia é infinita, afinal mesmo que não tenhamos petróleo, sempre teremos vento, marés e o Sol para nos abastecermos.


    "There are no such things as limits to growth, because there are no limits on the human capacity for intelligence, imagination and wonder."
    Ronald Reagan

    ResponderExcluir