Translate

27 dezembro 2006

Governança em 2006

Artigo de Paulo Conte Vasconcellos publicado na Gazeta traz uma retrospectiva de 2006 sobre governança corporativa (Governança: uma retrospectiva de 2006, Gazeta Mercantil, 27/12/2006):

(...)
A partir da experiência de algumas empresas líderes na implementação da boa governança, algumas conclusões importantes foram atingidas: 1) No processo de implementação dos princípios de governança, cada empresa deve encontrar as alternativas que melhor se adaptam às suas circunstâncias. Ou seja, não existe receita de bolo; 2) O comprometimento de acionistas controladores e executivos é condição sine qua non para o sucesso da implementação das melhores práticas; 3) A credibilidade da empresa no mercado é essencial para que os stakeholders acreditem no comprometimento da empresa com os seus objetivos de governança; 4) A boa governança é uma jornada, não um destino; e 5) A melhoria das práticas de governança traz um bom retorno, tanto em melhoria da performance operacional das empresas quanto em termos de acesso e custo de capital.

No Brasil, a situação de alta liquidez do mercado financeiro internacional levou a uma verdadeira enxurrada de operações. O volume das ofertas de ações superou R$ 30 bilhões, contra R$ 14 bilhões em 2005. A Bolsa teve a estréia de 26 empresas. A maioria das operações realizadas somente com ações ordinárias, no Novo Mercado da Bovespa - uma clara demonstração de que os investidores não aceitam mais empresas que tratam de forma distinta seus acionistas. A igualdade de direitos, um dos pilares da Governança Corporativa, está prevalecendo. (...)

Para fechar o ano com chave de ouro, tivemos a reprovação pela maioria dos acionistas preferencialistas de Telemar, da operação de conversão de ações nos termos propostos à Assembléia de Acionistas realizada em 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário