Translate

08 dezembro 2006

Notícias breves

1. Novo contador - clique aqui para ler

2. YouTube de dados - projeto da Swivel pretende transformar-se no You Tube dos dados. Quem tiver uma base de dados pode colocar neste sítio. Clique aqui para ler

3. Contabilidade de clubes - Segundo a Folha de S. Paulo (8/12/2006), "apesar de a Timemania ter como objetivo principal o saneamento fiscal dos clubes de futebol, times que não têm dívidas poderão participar. A vantagem é que poderão utilizar livremente a sua parte na verba, sem a preocupação de saldar compromissos com o governo. (...) Além de ceder suas imagens, os times terão algumas obrigações. A partir do ano que vem, adotarão o balanço uniformizado de clubes, formatado pelo Conselho Federal de Contabilidade." (Sem-dívida pode aderir ao novo jogo)

4. Contabilidade de partidos políticos - O PT já admite que as contas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva podem ser aprovadas com ressalvas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na terça-feira. Isso porque os advogados do partido não alimentam esperanças de que, mesmo depois de terem retificado dados da contabilidade de campanha, a área técnica do tribunal vá alterar parecer em que sugere a rejeição das contas de Lula. O parecer dos técnicos serve como base para que os ministros do TSE decidam a questão. Eles podem segui-lo ou podem decidir de forma diversa. (...) No caso da Deicmar, os advogados do PT apostam que as contas serão "salvas" por um precedente da ministra Ellen Gracie, relatora da contabilidade de Lula em 2002. A resolução (nº 21.308) foi resgatada pelo PT e anexada ao termo de retificação. À época, Gracie relevou uma doação de R$ 50 mil da Associação Nacional de Factoring, "fonte vedada" pela Lei Eleitoral": O argumento dela foi que a quantia era "ínfima". Ou seja, Materialidade. (PT já admite aprovação do TSE com ressalvas, Folha de S. Paulo, Silvio Navarro)

5. A Comissão Européia extendeu o prazo para que empresas estrangeiras possam adotar os padrões contábeis por mais dois anos. A idéia é promover o uso do IFRS, mas de uma forma mais eficiente. Esta decisão está de acordo com o compromisso realizado entre o Iasb e o Fasb para convergência das duas normas para 2009.

6. Pensão - Segundo notícia da Reuters, o Britain's Accounting Standards Board (ASB) está incentivando os planos de pensão a apresentar maior transparência sobre como medem os custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário