Translate

20 dezembro 2006

Aquecimento global causa prejuízo em estações de esqui


Segundo o Diário Económico de Portugal, o efeito estufa pode causar prejuízo para as estações de esqui européias, podendo fechar 50% até 2005 (Efeito de estufa vai fechar 25" das estâncias de esqui - Catarina Pereira e Joana Moura - 19/12/2006).

"Até 2025, a falta de neve nas principais estâncias promete trazer consequências nefastas para as economias europeias. Os últimos números são da OCDE e apontam o aquecimento global como o principal culpado. Com menos clientes em 2006, os operadores já estão à procura de alternativas para rentabilizar o negócio nos meses menos frios. (...)

Os factos confirmam a gravidade do problema. Segundo as conclusões do "Climate Change in the European Alps: Adapting Winter Tourism and Natural Hazard Management", 70" das estâncias corre o risco de fechar nos próximos 20 anos se se confirmarem os piores cenários de alterações climatéricas. As estâncias mais pequenas já estão a fechar devido à falta de neve. E, na Suíça, "os bancos já não estão a emprestar dinheiro às estâncias localizadas abaixo dos 1500 metros de altitude", acrescenta Matthias Rumpf, responsável da OCDE.

Mas nem todos os cenários são tão catastróficos. Na melhor das hipóteses - com a subida de apenas um grau nas próximas duas décadas - 25% das estâncias irá fechar. O relatório da OCDE - o primeiro estudo sistemático sobre as regiões de esqui da França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria -, alerta ainda para as consequências económicas deste fenómeno. "Entre 60 a 80 milhões de turistas visitam estes países por ano", e aponta um exemplo concreto. Em 2005, só os Pirinéus e os Alpes franceses receberam 7,6 milhões de visitantes, uma procura que absorve 10 a 12" do emprego da região no Verão e no Inverno. Tudo isto movimenta 50 mil milhões de euros anualmente. E para se ter uma ideia da importância deste negócio na região, basta lembrar que só na Áustria o turismo de neve representa 4,5 " do PIB.

(...)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário