Translate

11 dezembro 2006

Bancos na China


Da Folha de Sâo Paulo de hoje (Grandes estatais passaram por reestruturação, sem autor)

"Os grandes bancos estatais chineses passaram por uma ampla reestruturação nos últimos três anos, com o objetivo de se prepararem para a concorrência estrangeira.

A reforma incluiu a injeção de bilhões de dólares por parte do governo, a transferência de créditos de recuperação duvidosa para outras estatais, a abertura de capital e a entrada de sócios estrangeiros.

A intenção das mudanças era melhorar os balanços das instituições e forçá-las a atuar dentro das regras de mercado.

(...) Ao abrir o capital das empresas e lançar ações no mercado, o governo busca não só levantar recursos. Quer também que os bancos se enquadrem nas regras internacionais aplicáveis às companhias abertas, como a contabilidade transparente.

(...)Dados oficiais indicam que o volume de empréstimos irrecuperáveis está em 7,6% do total nos grandes bancos comerciais. O índice ainda é alto, mas está abaixo dos quase 40% registrados no início da década.

O governo também injetou dinheiro para melhorar a situação dos grandes bancos. Estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) estima que o "Proer" chinês consumiu US$ 280 bilhões desde 1998."

Nenhum comentário:

Postar um comentário