Translate

20 outubro 2006

Produtividade nas Universidades

O que ocorreu com a produção acadêmica nos últimos anos? Leio num blog uma pesquisa interessante sobre as universidades de elite nos Estados Unidos na área de economia e finanças. Os autores, Han Kim, Morse e Zingales, estudaram 25 universidades de elite nos últimos 30 anos. Eles encontraram que era interessante ser pesquisador de uma universidade de elite na década de 1970, mas que este efeito desaperece na década de 1990. Uma possível explicação diz respeito a redução da importância do acesso físico a produção de colegas da acadêmica. Devemos lembrar que na década de 1970 o acesso a produção era feito através de periódicos impressos, enquanto que trinta anos depois isto é feito através da internet. Isto significa dizer que a internet provocou uma mudança na importância acadêmica de certos centros do conhecimento.

Acredito que o mesmo deve ter ocorrido nos últimos anos na área de contabilidade no Brasil. Na década de 1970 o grande centro do conhecimento estava localizado na Universidade de São Paulo. Nos dias de hoje ainda é inegável o papel central da Usp na produção científica do conhecimento da área. Entretanto, surgiram pesquisadores de alto nível em diversos locais do nosso País: Unisinos, UFSC, Furb, PUC-SP, Fecap, UFRJ, Unimontes, UFBA, etc. Estas instituições possuem em seus quadros pessoas altamente produtivas.

É bem verdade que medir produtividade acadêmica é muito difícil.

(Existe um doutor de uma instituição de ensino federal que apresentou neste ano a mesma pesquisa em três congressos nacionais. Os texto eram diferentes; mas a base da pesquisa não. Isto contaria três vezes nos indicadores de produtividade. )

Clique aqui para ler o texto original

Clique aqui para um comentário sobre o texto (Productivity at elite universities)

Nenhum comentário:

Postar um comentário