Translate

26 outubro 2006

Vale comprou empresa sem ter informações sobre sua contabilidade

Veja que interessante a notícia do Estado de hoje: a Vale adquiriu a Inco sem ter acesso aos números contábeis. Isto pode significar algumas surpressas no futuro próximo:

Só agora Vale terá acesso aos números da Inco

Irany Tereza

Somente a partir de agora a Vale passará a conhecer em detalhes as operações comerciais e contábeis da Inco. São dados que as empresas guardam sob sigilo e que têm acesso liberado apenas mediante um acordo de confidencialidade, assinado durante uma negociação amigável de compra e venda. Como a direção da Vale não chegou a negociar a compra diretamente com a direção da Inco, entrou no processo contando só com as informações públicas.

'Nunca fizemos acordo de confidencialidade com a Inco. Tivemos as informações públicas, não as privilegiadas', revelou ao Estado o diretor-executivo de Participações e Desenvolvimento de Negócios da Vale, Murilo Ferreira. Ele não considera, no entanto, que este fato possa embutir um grande risco. 'A Inco é uma empresa tradicional, com 104 anos, de grande reputação no mercado.'

A operação de compra da Inco começou a ser desenhada em dezembro de 2005. A mineradora foi incluída numa lista mínima de empresas internacionais que poderiam servir à estratégia da Vale de diversificar a produção. 'A partir do ano passado, adotamos uma opção clara de transformação, mas o número de empresas que poderíamos ter como alvo se reduzia bastante. Existem alguns pré-requisitos, inclusive tecnológicos, e tínhamos poucos players no mundo capazes de atender a todos os pontos', comentou o executivo, esquivando-se de dizer quais ou quantas empresas foram analisadas.

Oito técnicos da Vale ficaram incumbidos de examinar em tempo integral a oportunidade. Em maio, a diretoria fez o que Ferreira classificou como 'primeira peneirada' nas propostas. Em 7 de junho, submeteram à apreciação dos acionistas a escolha da Inco. Em 10 de agosto, o conselho de administração aprovou a proposta, que foi anunciada no dia seguinte.

Mas, apesar do ritmo acelerado, a Vale chegava com atraso de meses a uma disputa já instalada entre a Teck Cominco e a Phelps Dodge pela Inco. 'Os recursos (minerais) no mundo estão cada vez mais escassos e a tecnologia de exploração é dispendiosa. Há poucas oportunidades.'

Ele lembra que as maiores incertezas do processo ocorreram durante a disputa com a Phelps e a Teck Cominco. 'Por mais que tivéssemos convicção, não tínhamos o benefício das informações que elas tinham', disse. 'Entramos com uma proposta não solicitada', completou, evitando o termo 'oferta hostil'.

O primeiro contato pessoal entre executivos da Vale e da Inco ocorreu, segundo ele, apenas depois de consumada a compra de 75,66% das ações. Agora, a Vale está empenhada em concretizar a compra integral. Depois, deverá entrar numa fase de calmaria. 'Nossa preocupação, a partir de agora, é tocar os projetos, tanto do grupo CVRD quando da Inco, com tranqüilidade', diz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário