Translate

04 abril 2012

Composição do Endividamento


Definição – Este índice, também denominado de perfil da dívida, mostra a relação entre o passivo de curto prazo da empresa e o passivo total. Ou seja, qual o percentual de passivo de curto prazo é usado no financiamento de terceiros.

Fórmula – Composição do endividamento = (Passivo Circulante / Passivo) x 100

Sendo
Passivo Circulante – refere-se ao passivo de curto prazo usado pela empresa, ajustado pelas duplicatas e cheques descontados.
Passivo Total – corresponde ao capital de terceiros da empresa, ajustado pelas duplicatas e cheques descontados.

Unidade de Medida – O índice está expresso em percentagem, mostrando quantos por cento a empresa financia com recursos de curto prazo.

Intervalo da medida – Este índice irá variar entre zero e cem. Quanto mais próximo de cem, maior o uso de recursos de curto prazo.

Como calcular – Este índice é obtido com os valores do balanço patrimonial da empresa.

A figura a seguir é o balanço da empresa JBS, referente ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011, em milhares de reais.

Para obter o índice basta usar as informações da figura:

Composição do Endividamento = [10 395 699 / (10395 699 + 15 415 997)] x 100
Composição do Endividamento = 40,3%

Isto significa que 40% da dívida com terceiros é de curto prazo. No ano anterior este índice era de 37,5%.

Grau de utilidade – Elevado. É um índice importante para saber o grau de compromisso de curto prazo da empresa. Ele deve ser usado em conjunto com outros índices para ter uma ideia precisa dos financiamentos da empresa.

Controvérsia de Medida – Alguma, referente a reclassificação

Observações Adicionais

a) Como todo índice, é importante que esta medida seja complementada com outras. Assim, uma análise com somente o endividamento oneroso pode revelar o grau de dificuldade da empresa com seus financiadores.
b) Valores elevados indicam um perfil da dívida mais arriscado. Isto pode representar, na teoria, um custo menor, mas o risco é maior.

Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram:

6 comentários:

  1. Passivo Total = PC +PNC + PL, correto seria passível exigível = PC + PNC

    ResponderExcluir
  2. Fernando, está correto. Acho que você fez uma pequena confusão. Modernamente, o termo passivo refere-se somente a soma de PC e PNC. O lado direito do balanço é "Passivo e PL"

    ResponderExcluir
  3. Na verdade se for pelo lado da NBC TG Estrutura Conceitual o Passivo é apenas PC + PNC.

    Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e
    financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como
    segue:

    (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
    (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
    (c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos
    todos os seus passivos.

    Já na NBC TG 26 temos que:

    A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial,(...)

    Porém se for pelo lado da Lei 6404/76 e alterações:

    Art. 178:
    [...]
    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
    I – passivo circulante;
    II – passivo não circulante; e
    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.


    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber por que o endividamento de uma empresa é simbolizado pelo passivo circulante e não circulante?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o que ficou faltando na expressão: "Este índice, também denominado de perfil da dívida, mostra a relação entre o passivo de curto prazo da empresa e o passivo total." Foi a expressão "Exigível", complementando a frase, então ficaria: "Este índice, também denominado de perfil da dívida, mostra a relação entre o passivo de curto prazo da empresa e o passivo Exigivel total."

    ResponderExcluir